Muita atenção, aposentados e outros segurados do INSS! A aplicação de um novo golpe da prova de vida está trazendo um grande prejuízo para o bolso de alguns segurados do órgão.
Entenda mais informações sobre as orientações feitas pelo Serasa em relação a esse novo golpe da prova de vida do INSS no artigo em seguida!
Leia em seguida: Urgente: Auxílio-gás volta em fevereiro; Veja se você vai receber
Como funciona o novo golpe da prova de vida do INSS!
Dia após dia, aposentados e pensionistas e outros segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão na mira dos golpistas. E no momento, o grande objetivo é usar a prova de vida como isca para um novo golpe.
Aprova de vida mudou em 2022 e a partir do dia 2 de fevereiro de 2023, a participação no programa não é mais obrigatória.
Isso porque a prova de vida agora acontece de maneira totalmente automática por meio do cruzamento de dados em bancos de dados do governo federal. Dessa maneira, os segurados só deve ir até uma agência física em último caso.
Desse modo, trazendo mais agilidade e utilidade para os aposentados e pensionistas. Já que muitas vezes esses cidadãos têm dificuldade de se locomover. Portanto, o INSS é responsável por fazer valer a prova de vida. Entretanto, os golpes aumentaram e chamaram a atenção desses espectadores!
De acordo com o INSS, os golpistas geralmente atacam por meio do telefone. Dessa maneira, eles ligam para os aposentados e pensionistas e mencionam os dados pessoais dos mesmo.
Além disso, existem alguns casos de encaminhamento de mensagens por meio do WhatsApp fazendo o pedido do envio de uma foto do seu documento de identidade para fazer a comprovação de vida.
Dessa maneira, os criminosos realizaram o golpe enviando documentos. Por terem em mãos os documentos dessas vítimas, podem fazer, por exemplo:
- Contratos de empréstimo consignado;
- Transações bancárias;
- Entre outros.
Leia em seguida: Urgente: Projeto prevê salário em dobro para aposentados; Entenda
É bom ficar atento!
Em uma nota oficial o INSS informou o seguinte:
“O INSS não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado, nem envia motoboys para a casa dos beneficiários. Não devem ser passados, em nenhuma hipótese, dados como senhas e dados bancários.”
Portanto, caso você receba alguma ligação, desligue o seu telefone/celular imediatamente e não responda ou passe qualquer informação, seja pessoal ou sobre o seu benefício!
Entretanto, atenção, a tentativa de golpe também pode acontecer por meio de cartas, e-mail, Telegram, entre outros meios, portanto sempre desconfie de contatos que sejam suspeitos.
É muito importante deixar claro que em nenhuma circunstancia o INSS vai entra em contato por ligação telefônica solicitando foto de documentos e senhas. Em caso de qualquer dúvida entre no Meu INSS ou ligue para a Central 135.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!