O empréstimo Auxílio Brasil será liberado! Saiu no Diário Oficial desta terça-feira (27) portaria que regulamenta o empréstimo consignado Auxílio Brasil.
Ontem (26), o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, havia se pronunciado a respeito numa entrevista realizada após um evento do Fórum Empresarial da Bahia com o ministro da Economia, Paulo Guedes, no período da manhã, em Salvador, na Bahia.
Em nota, o ministro havia dito que essa semana ficaria disponível para as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil mais essa ferramenta de superação de pobreza. Segundo ele, ter um empréstimo dentro de uma taxa de juros justa fará com que muita gente consiga sair da situação de pobreza.
Hoje (27) acordamos com esta grande notícia para os beneficiários do Auxílio Brasil. Enfim saiu a regulamentação tão aguardada por todos. Entenda como ficou!
Governo regulamenta o empréstimo consignado Auxílio Brasil

A Portaria nº 816, de 26 de setembro de 2022, publicada HOJE (27) no Diário Oficial da União, regulamenta o empréstimo Auxílio Brasil, definindo regras para sua contratação.
Portanto, os juros cobrados não podem ultrapassar a porcentagem de 3,5% ao mês! A informação foi divulgada hoje no Diário Oficial. Vale ressaltar que o pagamento do empréstimo Auxílio Brasil é descontado diretamente no salário do beneficiário.
Portanto, as parcelas do empréstimo Auxílio Brasil devem ser no valor máximo de R$160. O total do crédito solicitado pode ser pago em até 24 vezes.
Lembrando que, para o empréstimo Auxílio Brasil são proibidos a cobrança da Taxa de Abertura de Crédito (TAC) e de outras taxas administrativas e também o estabelecimento do prazo de carência para o início do pagamento das parcelas.
Vale reforçar que o valor liberado no empréstimo tem base no salário de R$400. Afinal, o pagamento recebido hoje é temporário, pois em janeiro os beneficiários voltam a ter um depósito normal.
Qual a data do empréstimo Auxílio Brasil?
A digitação do empréstimo Auxílio Brasil estava suspensa por conta do atraso na regulamentação. Portanto, com esta novidade de hoje, os bancos ainda não começaram a digitar propostas, pois estão preparando os sistemas para essa liberação.
Mas, podemos aguardar que ela começará em breve!
Leia mais: INSS libera novo cartão benefício para os beneficiários do BPC/Loas
Por que o empréstimo Auxílio Brasil ainda não tinha sido liberado?
O maior motivo do atraso do empréstimo Auxílio Brasil foi a taxa de juros. Afinal, os bancos queriam cobrar uma porcentagem elevada de uma população de pobreza e extrema pobreza.
Houve a informação que os bancos e algumas financeiras queriam cobrar até 80% de juros anual. Portanto, algo injusto com a população.
Leia mais: Confira as últimas notícias sobre empréstimo consignado do INSS 2022
Segundo o Ministério da Cidadania, a porcentagem da taxa de juros deveria ser de 2,14%. Portanto, a mesma cobrada dos empréstimos para aposentados e pensionistas do INSS. Havia então uma grande corrida para se estabelecer um acordo entre governo e os bancos para regulamentar essa taxa de juros e demais regras.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
A situação ficou resolvida hoje assim que publicado no Diário Oficial a portaria que regulamenta o empréstimo do Auxílio Brasil e define os juros em 3,5%.
Para fazer o seu empréstimo Auxílio Brasil, clique aqui. A João Financeira segue todas as normas regulamentadas pelo governo federal.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!