A partir do ano de 2022 os aposentados e pensionistas que recebem um benefício maior que um salário mínimo receberão um reajuste salário INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) de 10,16%. Com isso, os órgãos públicos visam trazer mais estabilidade financeira para os beneficiários, dada a crise econômica do COVID-19.
Leia mais: Datas e valores de pagamento do Auxílio Brasil
O novo reajuste se mostra superior àquele que o governo impôs no ano anterior, no qual o aumento foi de 5,45% pois seguia o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2021. Somado a isso, também temos o aumento do teto de benefícios do INSS que em 2022 passa a ser R$7.087,22 seguindo o valor do INPC.
Reajuste salário INSS: os valores estão confirmados?
O reajuste salário INSS para os beneficiários com benefícios acima do piso segue a Lei 8.213 de 1991. No entanto, o governo federal ainda irá atualizar esses valores por meio da publicação dessa informação no Diário Oficial da União, seguindo as regras de constituição federal (CF).
Essa é uma ótima notícia, pois mesmo que não seja um grande aumento, ao menos os valores dos benefícios se manterão coerentes com o cenário econômico atual do Brasil, visto que o reajuste não será aumento significativo.
Contudo, os segurados que iniciaram a receber aposentadoria ou pensão em fevereiro de 2021 tiveram um reajuste diferente. Dessa forma, a regra nesses casos varia em concordância com o mês em que o INSS passou a conceder o benefício e os órgãos públicos ainda irão confirmar valores reais.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
De qualquer forma, os pagamentos já tem data de início: no dia 1º de fevereiro iniciará o processo dos pagamentos e daí em diante as datas seguem o final do cartão do benefícios.
Proporcionalidade nos pagamentos
Algumas pessoas podem estar pensando no motivo das regras diferentes para quem recebeu a partir de fevereiro de 2021, mas existe uma explicação para isso.
Bom, já vimos que o reajuste para esse segundo grupo é diferente daquele que será concedido aos beneficiários anteriores a janeiro de 2021. Isso acontece porque, de acordo com o governo, os segurados que recebem a partir de fevereiro de 2021 não receberam 12 meses completos de pagamento.
Leia mais: Valor dos novos salários para 2022
Portanto, se você é beneficiário do INSS fique ligado nas notícias de novos valores para se planejar melhor financeiramente nos próximos meses. Mas tenha em mente que o reajuste salário INSS é apenas para acompanhar as mudanças da inflação dos preços e não um aumento significativo.
Gostou das informações sobre o reajuste salário INSS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do reajuste salário INSS: