No fim do ano de 2022, o salário mínimo de 2023 foi anunciado. O reajuste acontece para que trabalhadores, aposentados e pensionistas possam ter um aumento da sua renda semelhante à inflação do país.
Com o novo governo, surgiu a pauta de acontecer um “segundo” aumento do salário e você acompanha agora como e quando isso vai acontecer!
Reajuste salário mínimo de 2023
O salário mínimo de 2023 já teve o seu reajuste para os salários e benefícios pagos em fevereiro de 2023. O reajuste para quem recebe até 1 salário mínimo foi de aproximadamente 7,42%.
Pensionistas e aposentados que recebem mais de 2 salários tiveram direito a um reajuste menor. Mas você sabia que o aumento salarial acontece com base na inflação?
Acontece que a inflação no Brasil em 2022 foi de 5,82% e o aumento do salário foi maior que a inflação, entretanto o aumento para R$ 1.302, não tem sido o suficiente para o sustento das famílias.
Mas, diante desse fato, ainda terá aumento do salário mínimo em 2023?
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Ainda haverá aumento do salário mínimo em 2023?
Segundo a autarquia do governo federal, há pretensão, sim, de haja ainda aumento do salário mínimo em 2023.
A expectativa foi criada, pois o governo atual acredita que o salário mínimo constitui a base de renda salarial do país, e por isso, precisa de expansão.
Leia mais: Oficial: MEIs podem aumentar renda de aposentadoria; Saiba o passo a passo
Pensando neste fato, espera-se que até maio de 2023, o governo encontre um espaço no orçamento e declare para os trabalhadores o aumento salarial para R$ 1.320.
Aumento do salário mínimo em 2023 e geração de empregos
Além do aumento do salário mínimo em 2023, o governo Lula está pensando muito na geração de empregos e nos novos formatos em que as pessoas estão no mercado de trabalho.
Leia mais: Confira: Aumento de 40% em aposentadorias surpreende beneficiários do INSS; Entenda mudanças
A política deste novo governo preocupa-se com trabalhadores, aposentados e pensionistas brasileiros, principalmente aqueles que são de baixa renda.
Ainda segundo o governo, é uma classe que precisa de proteção, já que muitas pessoas trabalham por aplicativos e em modalidades afins, e encontram-se em insegurança financeira.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Leia Também:
Novidade: Novo banco oferece empréstimo consignado; Saiba como conseguir
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!