O saque-aniversário do FGTS vem ajudando muitos trabalhadores. Afinal, por meio dessa modalidade eles conseguem retirar parte do valor acumulado em sua conta anualmente.
A adesão pode ser feita a qualquer tempo. Para isso, o trabalhador pode usar o aplicativo do FGTS. Mas, caso haja a adesão até o último dia de seu mês de nascimento, você consegue sacar os recursos ainda no calendário corrente. Veja como funciona.
Como funciona o saque-aniversário do FGTS?
De acordo com a regra do sistema, os saques podem ser efetuados a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário. Mas eles ficam disponíveis até dois meses após o mês de nascimento do trabalhador. Portanto, os que nasceram em novembro, podem receber o dinheiro até janeiro de 2023.
Leia mais: INSS: Benefício em dobro será pago aos aposentados? Confira agora
Veja como é o planejamento de saque do valor:
- Janeiro – saques de janeiro a março
- Fevereiro – saques de fevereiro a abril
- Março – saques de março a maio
- Abril – saques de abril a junho
- Maio – saques de maio a julho
- Junho – saques de junho a agosto
- Julho – saques de julho a setembro
- Agosto – saques de agosto a outubro
- Setembro – saques de setembro a novembro
- Outubro – saques de outubro a dezembro
- Novembro – saques de novembro de 2022 a janeiro de 2023
- Dezembro – saques dezembro de 2022 a fevereiro de 2023

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Regras do saque-aniversário do FGTS
Escolher por essa modalidade não é obrigatório. Ele foi criado pela Lei 13.932/2019, com início em abril de 2020, sendo uma alternativa ao saque-rescisão. Ou seja, aquele tradicional em que o trabalhador retira em caso de aposentadoria, compra ou amortização da casa própria ou doença grave. Mas também em casos de demissão sem justa causa.
Leia mais: Dinheiro extra? Novo cartão benefício libera mais de R$1600 para aposentados
Entretanto, quem opta pelo saque-aniversário do FGTS perde o direito de sacar o saldo total de sua conta ao ser demitido. Portanto, caso seja dispensado, só recebe a multa rescisória de 40% em cima do valor depositado pelo empregador.
No entanto, em caso de desistência da adesão ao saque-aniversário, a migração para a modalidade antiga só é feita dois anos após a data de adesão. Sendo assim, uma pessoa que optar pelo saque-aniversário em janeiro de 2022 e depois se arrependa só poderá retornar ao saque-rescisão em fevereiro de 2024.
Saiba como aderir
Para aderir ao saque-aniversário do FGTS, deve-se fazer o processo pelo aplicativo FGTS. Portanto, use o seu CPF e a senha cadastrada. O trabalhador deve clicar em “Saque-aniversário do FGTS”, leia todas as condições e concorde com os termos. Depois clique em “Optar pelo saque-aniversário”.
Leia mais: Entenda como funciona o golpe do retrovisor e saiba como não cair
Conforme o saldo atual de FGTS do trabalhador, o aplicativo também permite que se faça uma simulação de quanto vai receber. Para ter acesso a essa informação, clique em “Mais”, no rodapé da tela, surge a opção “Simulador de empréstimo saque-aniversário”.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!