O início do ano é complicado para muitas pessoas. Isto porque, além de dividas ainda existem os impostos que são cobrados quando o novo ano se inicia. Desse modo, a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma opção utilizada por alguns trabalhadores.
No entanto, ao escolher está opção o trabalhador abre mão do saque rescisão do FGTS. Portanto, é necessário que os trabalhadores avaliem a melhor opção para escolher se deve ou não adiantar o FGTS.
O que é o FGTS?
O FGTS é um beneficio dos trabalhadores celetistas. Sendo que o valor do Fundo deve ser recolhido obrigatoriamente pelo empregador de forma mensal. Portanto, o empregador deve abrir uma conta vinculada ao FGTS em nome do empregado.
Leia Mais: 100 mil processos de atrasados do INSS foram pagos! Consulte a liste!
Desse modo, o empregador deve recolher o valor correspondente a 8% do salário do empregado e depositar na conta FGTS vinculada ao empregado.
Ademais, o valor deste beneficio não pode ser descontado do salário do empregado, como é feito no caso da contribuição do INSS. Portanto, o empregador deve recolher o beneficio até o dia 7 de cada mês. Sendo que se o deposito atrasar, deverá ser pago o valor com juros e correção monetária.
Porém, o FGTS é conhecido como uma poupança forçada do trabalhador. Já que o valor do fundo somente pode ser sacado em situações especificas. Sendo a mais conhecida o saque rescisão.
Portanto, o objetivo do fundo é garantir que no caso de o empregado ser demitido de forma inesperado vai ter direito a sacar 100% do saldo depositado no FGTS. Sendo uma forma de garantir que o trabalhador tenha dinheiro para se manter até conseguir se reinserir no mercado de trabalho.
Como funciona o saque aniversário do FGTS?
O saque-aniversário do FGTS é uma forma de o trabalhador receber de forma antecipada os valores depositados no fundo. Portanto, quem escolhe está opção poderá receber anualmente de 5% a 50% do valor depositado em sua conta do FGTS. Sendo que o saque será feito no mês de aniversário do beneficiário.
Leia Mais: Vitória: STF garante vitória para aposentados; Saiba qual é
Por outro lado, o trabalhador pode antecipar o saque-aniversário do FGTS, ou seja, poderá resgatar o valor sem precisar aguardar o mês de seu aniversário.
Desse modo, o adiantamento do saque-aniversário é uma modalidade de empréstimo com taxa de juros de 1,99% ao mês. Portanto, o trabalhador que optar pelo saque antecipado terá o pagamento da parcela descontado diretamente dos valores depositados no FGTS.
Como posso pedir o saque-aniversário de forma antecipada?
Os trabalhadores que se interessarem pelo saque-aniversário antecipado do FGTS devem acessar o aplicativo do FGTS, disponível para download para sistemas android e ios.
Leia Mais: Novidade: Calendário de pagamentos do 13º dos aposentados está liberado; Consulte aqui
Após fazer o login no aplicativo, o beneficiário deve apertar a opção “saque aniversário do FGTS”. Em seguida será necessário aceitar os termos e condições. Desse modo, se você concordar com os termos e condições basta clicar na opção “autorizar bancos a consultarem meu FGTS” e depois escolher “empréstimo saque-aniversário”. Portanto, para finalizar o beneficiário deverá indicar o banco com o qual vai fazer o empréstimo e autorizar a operação.
Por fim, o beneficiário deverá seguir o procedimento da instituição financeira com a qual fará o empréstimo para firmar o contrato de liberação da operação.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os NOVOS VALORES DOS SALÁRIO PARA 2023. Clique no link em seguida e saiba mais:
Dataprev acaba de fazer novo comunicado sobre novo salário mínimo dos aposentados! Confira agora
Confira mais novidades sobre o pagamento do 14º Salário para aposentados
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.