O abono salarial para trabalhadores de carteira assinada é uma forma de beneficiar esses brasileiros anualmente. Os saques podem ser realizados alguns anos depois do chamado ano-base, o qual irá determinar o valor a ser recebido. Este ano, os depósitos começam no dia 15 de fevereiro.
No entanto, muitos brasileiros ainda não realizaram o saque de seu PIS/PASEP de 2022. Saiba agora como conseguir seu abono salarial com atraso.
PIS/PASEP
Em primeiro lugar, o abono salarial conhecido como PIS/PASEP existe para brasileiros que trabalham ou já trabalharam com carteira assinada. Para eles, o número de cadastro programa já existe, e eles podem receber o pagamento extra.
Leia mais: Novidade: FGTS pode pagar até R$ 10 mil para trabalhadores; Veja como receber
Tanto o PIS, quanto o PASEP fazem parte do Programa de Fundo de Garantias e existem para trazer uma nova forma de auxílio ao trabalhador. Apesar de serem semelhantes em sua maioria, existem diferenças entre eles.
O PIS visa contribuir para trabalhadores do setor privado, enquanto o PASEP consiste na versão do mesmo programa, porém para servidores públicos. Além disso, outra diferença é que o PIS é pago pela Caixa Econômica Federal, enquanto o pagamento do PASEP é responsabilidade do Banco do Brasil. Ou seja, o abono salarial do PIS/PASEP serve como um 14º salário para os trabalhadores.
No entanto, existem alguns critérios para você poder receber o valor. Primeiramente é preciso que você esteja cadastrado no Programa de Integração Social há, pelo menos, cinco anos. Porém você não precisa se preocupar: esse cadastro é criado na sua primeira contratação de carteira assinada, e não há necessidade de renová-lo a cada novo emprego.
Você também deve garantir que seu empregador tenha contribuído para o PIS/PASEP e será necessário que você tenha recebido até dois salários-mínimos médios de remuneração mensal, além de ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base da apuração.
O ano-base é sempre dois anos antes do atual, por exemplo, em 2023 os pagamentos terão como ano-base 2021; e ano passado, os pagamentos efetuados foram referentes a 2020.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Pagamentos de 2022
Como mencionado, os saques disponibilizados em 2022 foram baseados no ano-base 2020. No entanto, estima-se que quase 400 mil pessoas não tenham sacado o abono salarial ano passado, deixando um total de R$ 357 milhões ainda disponível para estas pessoas.
Leia mais: Atenção: Veja quem são as pessoas que não precisam mais fazer prova de vida do INSS
Ao todo, foram 120 mil saques a menos no PIS, e 279 mil saques não efetuados no PASEP. Embora esses números correspondam a porcentagem pequenas do número de brasileiros com direito ao pagamento que realizaram o saque, o valor esquecido ainda está em aberto para estas pessoas, mesmo em 2023.
O prazo para sacar o PIS/PASEP de 2022 foi encerrado há quase dois meses.
Como solicitar com atraso?
No entanto, se você não recebeu o pagamento de 2022, não se desespere: o Ministério do Trabalho informou que essas pessoas poderão solicitar um novo saque juntamente aos pagamentos de 2023.
Leia mais: Finalmente: Novo aumento para aposentados em 2023 está confirmado? Saiba mais
No dia 15 de fevereiro, iniciam-se os pagamentos do PIS/PASEP de 2023, com ano-base 2021, e mediante a abertura de um recurso no Ministério, o valor para saque poderá ser liberado para o trabalhador, mesmo com atraso.
Você ainda terá acesso ao valor após 5 anos do pagamento original, mas quanto antes você correr atrás, antes terá seu abono salarial em mãos. Para isso, você pode solicitar seu recurso administrativo por telefone (ligue 158), ou por e-mail, [email protected] (lembrando que, para utilizar esse endereço de e-mail, os dígitos “uf” devem ser substituídos pela sigla do seu estado)
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!