O saque FGTS é conhecido por todos. Afinal, os trabalhadores brasileiros que exercem suas atividades por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) têm direito a uma conta do fundo de garantia. Essa é uma conta com valores aos quais um trabalhador pode recorrer em determinadas ocasiões.
A forma mais comum de acessar o saldo FGTS é quando acontece a demissão sem justa causa do trabalhador. Segundo a Caixa Econômica Federal, um levantamento feito em junho de 2022, mostra que há cerca de 207 milhões de contas do FGTS no Brasil.
Esse número, obviamente, inclui contas que já não estão mais ativas. Sendo assim, confira o saque FGTS mais recente disponibilizado para quem possui a conta ativa.
Conheça o FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um marco imenso para os trabalhadores do Brasil. Todavia, a lei que oficializou a existência do FGTS é datada de 1966 e representa uma vitória para a classe trabalhadora do Brasil.
Leia mais: Entenda como funciona as novas regras de pedágio e pontos do INSS
O FGTS serve para assegurar os trabalhadores brasileiros. Portanto, quando ocorre uma casualidade este trabalhador tem ao que recorrer. Dessa forma, em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal em nome do funcionário, o empregador deve depositar mensalmente 8% do valor do salário desse trabalhador.
No entanto, o funcionário poderá acessar o saldo dessa conta em sua totalidade quando passar por demissão sem justa causa. Entretanto, a demissão não é a única forma de ter acesso ao saque FGTS. Afinal, existe o saque-calamidade, quando trabalhadores podem sacar o saldo em casos de desastres naturais. Mas também em período de aposentadoria e a compra de um imóvel próprio também são situações que permitem os saques do FGTS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Saque FGTS disponível
Em 2019 houve a criação do saque FGTS de aniversário. A retirada agradou a alguns, bem como outros não concordaram.
Leia mais: INSS vai ter que pagar! Veja quem recebe os atrasados do INSS!
O saque-aniversário é uma modalidade de retirada do Fundo de Garantia que contempla aniversariantes do mês vigente. Portanto, os trabalhadores podem sacar parcialmente o saldo da sua conta FGTS durante o mês de seu aniversário. Embora haja rumores de que essa modalidade deve ser suspensa em breve, este saque ainda está em pleno funcionamento.
Com um novo mês se iniciando, os aniversariantes de abril já podem ficar atentos! Afinal, desde o dia 3 de abril a Caixa Econômica Federal começou a liberar os saques para quem faz aniversário esse mês. Portanto, se você deseja realizar esse saque, fique atento e não deixe o prazo passar. Confira o calendário:

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!