Aqueles que trabalharam entre 1971 e 1988 podem receber dinheiro adicional e devem verificar se estão nesta situação! Segundo a Caixa, o Governo aprovou a medida provisória MP 946/2020, que libertará aproximadamente 22 bilhões de reais que tinham sido retidos. Isto iria beneficiar 12 milhões de brasileiros.
Contudo, o subsídio de conta só estava disponível para aqueles que trabalharam entre 1971 e 1988, uma vez que algumas pessoas tinham deixado dinheiro no banco. Os levantamentos estão disponíveis até 1 de Junho de 2025, mas pode verificar se existe alguma coisa que tem para receber do aplicativo do FGTS.
Portanto, esta retirada extra está ligada ao PIS/Pasep. Assim, o PIS é atribuído a aposentados que trabalharam no setor privado, enquanto a Pasep está ligada a aposentados que trabalharam em empresas públicas.
Como sacar o abono do PIS/PASEP após ter verificado que tem dinheiro a receber?
Servidores Públicos e trabalhadores, que possuíam carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988 são quem tem direito a fazer o saque de cotas PIS/Pasep. Dessa forma, no caso de falecimento da pessoa que tem direito ao valor das cotas, seus herdeiros podem receber em seu lugar.
O Programa de Integração Social (PIS) é destinado ao trabalhador do setor privado e é pago pela Caixa Econômica Federal. Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é destinado do trabalhador do setor público e é pago pelo Banco do Brasil.
Requisitos necessários para sacar o PIS/PASEP:
- Todos os beneficiários, de acordo com a Lei 13.932/2019;
- Aposentadoria;
- Idade igual ou superior a 60 anos;
- Invalidez (do participante ou dependente);
- Transferência para reserva remunerada ou reforma (no caso de militar);
- Idoso e/ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada;
- Neoplasia Maligna – Câncer – (participante ou dependente);
- SIDA/AIDS (do participante ou dependente);
- Doenças listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS 2.998/2001 (participante ou dependente);
- Morte do participante (situação em que o saldo da conta será pago aos dependentes ou sucessores do titular).
Portanto, o saque extra ficará disponível até o dia 1 de junho de 2025. Assim, para ter acesso aos valores basta acessar o aplicativo do FGTS, Caixa Trabalhador ou ir até uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.
Posso sacar o PIS/Pasep?
As arrecadações do PIS/Pasep, são feitas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador. Dessa forma, ajuda a pagar o Programa Seguro-Desemprego de trabalhadores brasileiros, desde 1988. Assim, os aposentados que trabalharam até o ano de 1988 e não fizeram o saque desse benefício, podem tentar recuperar os valores na conta. Lembrando que apenas se você contribuiu para o Fundo. Porém, os valores só estão disponíveis em alguns casos, confira:
- Aposentadoria;
- Idade igual ou superior a 60 anos;
- Neoplasia maligna;
- SIDA/AIDS;
- Entre outros conforme a Lei de n.º 13.932 de 2019.
Abono PIS e Pasep 2022: quais são as datas?
Em 2022, os bónus salariais para aqueles que trabalharam em 2020 já está liberado. Como é do conhecimento daqueles que atualmente têm direito a recebê-lo, houve atraso no pagamento devido à pandemia. Por outras palavras, o dinheiro foi utilizado para pagar subsídios de emergência.
E finalmente, em 2022, os bónus para 2020 foram pagos; o calendário PIS já terminou; aqueles que receberam o Pasep podem utilizar o valor do Pasep até Dezembro. Por isso, verifique o calendário de pagamento abaixo!

Assim, receba nossas notícias todos os dias de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Então, clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!