A antecipação do pagamento do 13º Salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 2023 tem como objetivo injetar dinheiro na economia brasileira, que sofre com os efeitos da pandemia do Covid-19. No entanto, alguns aposentados podem receber um valor menor do que o esperado na segunda parcela do pagamento. Entenda o motivo!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem tem direito ao 13º Salário do INSS?
Os beneficiários do INSS que têm direito ao 13º Salário são aqueles que receberam ou recebem, ao longo de 2023, benefícios como aposentadoria, pensão, auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Infelizmente, os segurados que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito ao abono salarial.
Leia mais: INSS EM JUNHO: BENEFÍCIOS DESTE MÊS TEM PAGAMENTO CONFIRMADO!
Por que o valor da segunda parcela pode ser menor?
O pagamento do 13º Salário do INSS é feito em duas parcelas, cada uma delas correspondente a 50% do benefício do segurado. Com a atualização do salário mínimo para R$ 1.320,00 em 01 de maio, era esperado que cada parcela pagasse R$ 660,00 para quem recebe um salário mínimo de benefício.
Leia mais: BPC/LOAS: Empréstimo Consignado APROVADO!
No entanto, a segunda parcela pode vir com um valor menor para alguns aposentados, pois será descontado o Imposto de Renda (IR). Dessa maneira, os segurados que são obrigados a pagar o IR devem se preparar para receber um valor menor na segunda parcela do 13º Salário.
Calendário de pagamentos da segunda parcela do 13º Salário do INSS
Os pagamentos da segunda parcela do 13º Salário dos aposentados e pensionistas do INSS têm início no dia 26 de junho. Fique atento às datas de pagamento para planejar suas finanças e não ser pego de surpresa com o valor menor da segunda parcela, caso seja obrigado a pagar o Imposto de Renda.

Conclusão
É fundamental que os aposentados e pensionistas fiquem atentos aos prazos e detalhes referentes ao 13º Salário do INSS, especialmente em relação à possibilidade de receber um valor menor na segunda parcela devido ao desconto do Imposto de Renda. Assim, é possível se organizar financeiramente e não ser pego de surpresa por imprevistos. Acompanhe as notícias e atualizações sobre o INSS e seus direitos para se manter bem informado.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!