Novas mudanças chegaram e os segurados do INSS precisam ficar atentos a elas para não saírem prejudicados. Acesse aqui todas as informações:
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem novas mudanças no atendimento presencial dos seus segurados. Desse modo, aposentados, pensionistas, demais beneficiários e trabalhadores em geral, ao se deslocar a uma das Agências vão se deparar com as novas regras em vigor.
Essa mudanças impactas todos os segurados do INSS. A novas regras estão valendo desde o dia 4 desse mês. Nesse sentido, algumas delas trazem mais praticidade e comodidade aos brasileiros mas outras nem tanto. Mais detalhes você confere a seguir:
Horário de atendimento presencial do INSS
Através da nova regra de atendimento presencial os segurados do INSS devem observar o horário de atendimento presencial nas Agências. Pois o funcionamento vai ser de 12 horas. Ou seja, serão abertas entre 06h:30min e 10:00h. Todavia, o atendimento presencial ao público deve começar entre 07:00h e 08:00h, funcionando por 6 (seis) horas por dia. No que diz respeito ao período da tarde, esse se reserva para realização das perícias médicas que já estejam devidamente agendadas.
Acompanhamento no atendimento presencial
Os segurados do INSS que possuam deficiência auditava devem entrar nas Agências acompanhados. Entretanto, nos demais casos a decisão de permitir ou não a entrada de um acompanhante vai ficar a critério do servidores do Órgão.
Entrega de documentos
No que diz respeito a entrega de documentos, não se exige mais a apresentação de uma procuração mas desde que seja uma entrega simples. Sendo assim, a procuração ainda fica obrigatória no caso do serviço de cumprimento de exigência. Para que o procurador possa representar o titular do pedido.
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Uma dica importante para você que precisa ir a uma Agência do INSS fazer a entrega de alguma documentação, é levar todos prontos e organizados. Para que não haja atraso em seu processo.
Agendamento INSS atendimento presencial
Para qualquer atendimento é necessário fazer um atendimento prévio. Ou seja, agendar um dia e horário para que possa comparecer na Agência e realizar o serviço solicitado. Podendo acontecer o agendamento pela Central de Atendimento, telefone 135, de segunda a sábado das 07:00h às 22:00h. Ou ainda, pelo site ou aplicativo Meu INSS.
Atendimentos presenciais específicos aos segurados do INSS
Somente em casos específico os segurados do INSS vão poder contar com o atendimento presencial em uma Agência, portanto:
- Quando não conseguir obter informações ou não ser possível finalizar o atendimento nos canais de atendimento (Central/Meu INSS);
- Nos casos em que a Central de Atendimento não consegue atender toda a demanda ou se o atendente fazer a orientação ao segurados em se deslocar até uma Agência;
- Recursos solicitados pelas empresas;
- Contestação de Nexos Técnicos Previdenciários (NTPE);
- Quando se fizer necessário inscrição no CadÚnico para programas sociais oferecidos pelo Governo Federal;
- E por fim, para fazer a reativação de Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
As novas regras estão previstas na Portaria de n.º 1.027, publicada no Diário Oficial da União em 29 de julho. No entanto, mesmo com essas mudanças a prioridade permanece o atendimento pelos canais remotos.
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