O objetivo do seguro de vida é a proteção econômica e financeira do segurado e de sua família. Com o mesmo, é possível manter o planejamento da vida, mesmo nas horas difíceis, já que garante uma indenização ao beneficiário em caso de falecimento.
O que é o seguro de vida?
O principal foco é proteger financeiramente as pessoas que dependem de você. A pessoa que recebe a indenização do seguro de vida é uma pessoa indicada pelo segurado. É possível também o próprio segurado obter respaldo financeiro em caso de incapacidade temporária por exemplo
Acompanhe no texto abaixo e entenda como deve ser feito a declaração do imposto de Renda em cada uma das situações.
Por que contratar um seguro de vida?
- proteção financeira para os dependentes em caso de falecimento
- Proteção para o conjugue
- Garantia de segurança financeira
- Cobertura de doenças graves
- Reembolso de despesas médicas
Nos tempos de hoje, mais do que nunca é bom ter algum tipo de segurança financeira, já que imprevistos estão acontecendo o tempo todo, seja na saúde ou até mesmo na morte, mas a vida tem que seguir mesmo com esses empecilhos. Então esse seria todo o ponto de gastar o seu dinheiro com esse serviço.
Existem 3 tipos de Seguro, sendo eles:
- Tempo
- Dotal
- Ordinário
O que a pandemia gerou?
O início da pandemia revolucionou a forma com que o seguro de vida trabalha, levando em conta que anteriormente jamais se pensava que seguradoras cobririam pandemias.
Já que são eventos tão imprevisíveis e nem um pouco recorrentes .
Entretanto com o acontecido vem aumentando cada vez mais os contratantes de seguro de vida em busca da cobertura de COVID-19 implementada nos mesmos a partir de 2020. Pessoas com apólice de seguro de vida acabam tendo uma questão bem recorrente. “tenho que declarar prêmio mensais que pago?” , “É preciso declarar a indenização, se eu receber?”
Mas as todas as regras são bem simples e fáceis em relação a isso.
É preciso declarar a indenização?
As indenizações pagas pelas seguradoras aos beneficiários precisam ser declaradas.
Primeiramente o contribuinte deve colocar todos os valores na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis“, na linha 3 Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado.
O indicado é que o valor da indenização é isento de imposto de Renda, sendo assim o segurado recebe o valor líquido pago pela seguradora direto em sua conta.
É preciso declarar os prêmios mensais do Seguro de vida?
Como regra na declaração de seguro de vida os prêmios de seguro de vida, que são os valores pagos mensalmente pelos titulares não precisam ser informados na declaração de Imposto de Renda.
Gostou das informações?
Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!