Você sabia que se o seu INSS atrasa você tem direito a receber renda extra INSS? O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) tem a missão de pagar os benefícios mensais a aposentados, pensionistas e também a quem está afastado do serviço por problemas de saúde. No entanto, assim como acontece com algumas empresas privadas, o INSS também atrasa seus pagamentos algumas vezes.
Desta maneira, independentemente de como aconteça e o motivo, isso dá direito a receber renda extra INSS com uma multa, que deve ser paga para o beneficiário. Inclusive, é motivo para ações judiciais contra o INSS em caso de atrasos de benefícios. Portanto, é importante sempre procurar um advogado especialista para tratar do assunto.
Como é feito o pagamento dos atrasados do INSS?

Quando se comprova que o INSS realmente atrasou o pagamento, o beneficiário tem o direito de receber o RPV (Requisições de Pequeno Valor). Atualmente, esse valor está limitado a um total de 60 salários mínimos, de acordo com a legislação.
No entanto, para receber esse dinheiro, após o processo, o INSS deve fazer o depósito do valor ou em uma agência do Banco do Brasil, ou na Caixa Econômica Federal. Isso tudo em favor do beneficiário.
Leia mais: Acaba de sair notícia triste para quem recebe do INSS.
Normalmente, esses pagamentos acontecem 60 dias após o juiz dar a sentença final em favor do beneficiário. Então, além de receber o valor atrasado no INSS, ainda vai ter direito a receber uma multa por conta do atraso.
E esse valor da multa é proporcional ao valor devido com o salário mínimo (R$ 1.302) como referência por parte da Justiça.
Além disso, também tem o caso dos pagamentos retroativos, que também acontecem por falhas do INSS ou demora para análise. Nestes casos, o beneficiário também tem direito a uma multa.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Consequentemente, quem passa por esse transtorno também tem uma ‘recompensa’ depois, o valor dessa multa. Nesse caso, o dinheiro pode virar a chamada ‘renda extra’ para o beneficiário do INSS, mas é sempre bom consultar o advogado para falar sobre o processo, pois, ele é a pessoa mais instruída para isso.
Como saber o valor da renda extra INSS?
Agora, para saber o valor da renda extra INSS, o beneficiário pode ser acesso aos processos que tramitam na Justiça. Neste caso, tem que entrar no site do TRF (Tribunal Regional Federal), onde cada estado tem um.
Por exemplo, o TRF-3 responde por São Paulo e região e o TR4- responde pelo Rio Grande do Sul e região. Então, no processo, poderá saber o valor a receber e quando há uma previsão para isso.
Normalmente, por conta da burocracia e da lentidão da Justiça, esse ressarcimento por parte do INSS costuma ser moroso para o beneficiário. Contudo, quando chegam, a Justiça sempre determina o pagamento dos valores com juros e correção monetária. Isso porque o INSS não pode prejudicar o cidadão contribuinte, que sempre pagou corretamente os valores da previdência social.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!