No ano de 2022, o Banco Central liberou a consulta e saque de valores perdidos em contas pelos brasileiros. A consulta acabou sendo dividida em duas etapas para não gerar uma sobrecarga no sistema criado especificamente para essa finalidade. Confira mais informações.
Muitas vezes os brasileiros acabam deixando algum valor retido em contas, seja por contas encerradas com saldo, consórcios não resgatados, taxas pagas indevidamente. Dessa forma, acabam “perdendo” esses valores, muitas vezes até sem saber que eles existem.
Por conta disso e com a finalidade de movimentar a economia, o Banco Central liberou o saque desses valores. Veja como funciona.

Leia mais: Idosos vão receber 14º salário em 2022; CONFIRMADO! Veja agora
Como funciona a consulta de valores perdidos do Banco Central
A consulta dos valores perdidos pode ser feita no sistema valores a receber, criado pelo Banco Central. A primeira fase de consultas ocorreu no início do ano e a segunda deveria iniciar no dia 02 de maio. Entretanto, por conta da greve dos servidores do Banco Central, a fase de consultas acabou adiado.
A greve dos servidores acabou. Mas, a consulta ainda não está liberada, pois o sistema está em fase de manutenções. A manutenção ocorre, pois haverá uma mudança na maneira de consultar e sacar. Ambos poderão ser no mesmo dia, diferentemente da primeira fase, em que o sistema apontava uma data para retorno e saque.
Passo a passo para consultar
1.° – Entre no Sistema Valores a Receber;
2.° – O acesso à página exige que a pessoa tenha cadastro no Gov.br, pois em ambas as plataformas as credenciais são iguais, facilitando sua consulta;
3.° – Leia e aceite o termo de responsabilidade para poder dar continuidade;
4.° – Clique na forma que deseja receber sua restituição, seja “Solicitar por aqui” (pagamento em até 12 dias úteis, mas desde que, conste uma chave pix informada no cadastro) ou “Solicitar via instituição”. Dessa última forma, é preciso entrar em contato com a instituição informando a maneira que deseja receber.
ATENÇÃO A ESSA INFORMAÇÃO: o saque dos valores perdidos só é possível se o cidadão tiver selo prata ou ouro na plataforma gov.br. Assim que realizado o cadastro, recebe o selo bronze. Para aumentar o selo e conseguir sacar os valores, tem alguns passos que podem ser seguidos:
Leia mais: Valores a receber do Banco Central: consulte valores disponíveis usando seu CPF; saiba como
Aumentar para prata
- Através da validação facial feita através do aplicativo gov.br, para ser realizada a conferência da foto do contemplado nas bases da CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Por meio da validação dos dados pessoais do beneficiário através do internet banking de um dos bancos que sejam credenciados (Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica federal, Santander, Sicoob, Banestes).
- Através da validação dos dados de usuário e senha do SIGEPE, para os servidores públicos federais.
Aumentar para ouro
- Por meio da validação facial através aplicativo gov.br, para análise da foto do contemplado junto as bases da Justiça Eleitoral;
- Pela validação dos dados com Certificado Digital (compatível com ICP-Brasil).
Leia mais: Você pode ter dinheiro a receber através do Banco Central: Consulte
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!