O sistema INSS fora do ar deixou o atendimento no órgão previdenciário um caos. Afinal, inúmeros usuários tentaram utilizar os serviços e foram impedidos. Portanto, opções como site e o aplicativo Meu INSS, o app Carteira de Trabalho Digital e o Conecte SUS estavam todos inoperantes!
Segundo o site Downdetector, que monitora falhas na internet de acordo com reclamações dos usuários, o sistema detectou um aumento nos relatos de problemas na Receita Federal, na Dataprev e no e-Cac. Isso motivou ainda mais os atrasos nos atendimentos.
Segundo a Ordem Brasileira dos Advogados, o INSS informou que pode ter ocorrido um incidente de segurança.
Problemas do sistema INSS fora do ar
De acordo com o relato de alguns usuários, os maiores problemas são durante o login. Portanto, a pessoa tenta acessar utilizando CPF e senha, mas aparece uma mensagem de erro. Em seguida, aparece que o “o cadastro do usuário foi bloqueado”. Mas ao tentar recuperar a senha, o site fica fora do ar.
Leia mais: Margem dos consignados vai aumentar? Veja os novos valores!
Confira quais foram as maiores reclamações encontradas nos serviços da Dataprev, segundo o Downdetector.
- Login: 62%;
- Aplicativo móvel: 24%;
- Website: 13%.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Veja o que fazer com o sistema INSS fora do ar
Antes de mais nada, não foi apenas o sistema do INSS que ficou fora do ar. Na verdade todo o sistema Gov sofreu com instabilidade. Portanto, Meu INSS, Receita Federal, Conect SUS, Carteira de Trabalho Digital, Carteira Digital, Sou Gov (destinada a servidores públicos federais), ficaram fora do ar.
Leia mais: Como funcionam as 15 linhas de crédito para empréstimo consignado do INSS?
Sendo assim, o segurado que perdeu um prazo em função do sistema INSS fora do ar, não precisa ficar preocupado. Afinal, segundo a portaria Dirben/INSS 933, assinada em 28 de março deste ano, caso o Meu INSS fique fora do ar, o beneficiário tem um prazo de até 24 horas para resolver suas pendências. Então, a portaria estabelece a prorrogação automática do prazo em até 24 horas, a partir do momento que a plataforma voltar a funcionar.
Contudo, é necessário ficar atento a um detalhe. A portaria diz respeito apenas a casos de análises de direitos ou solicitação de benefícios. Portanto, se o segurado se sentiu prejudicado por conta da queda do sistema INSS fora do ar, precisará resolver suas pendências de outra forma.
Agende seu horário pelo Meu INSS
Para acessar o sistema do INSS, é necessário instalar o aplicativo. A ferramenta está disponível na Apple Store, para usuários de iPhone. Portanto, a ferramenta pode ser acessada pelo computador. Fazendo o login com os dados do Gov, é possível acessar a plataforma e marcar um agendamento.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!