Se você é um segurado do INSS, deve ficar muito atento a algumas mudanças que estão por vir! Isso porque, o órgão está fazendo mais uma fase do conhecido pente-fino em seu cadastro de aposentados e pensionistas!
A principio, essa nova revisão deve verificar os casos inadequados de recebimento de benefícios, trazendo mais alívio aos cofres públicos.
Nesse pente-fino, que começou durante o mês de novembro, pode acabar afetando muitos cidadãos brasileiros! Entenda mais informações sobre o pente-fino do INSS que deve afetar muitos segurados do órgão no artigo em seguida!
Leia em seguida: Surpresa para aposentados do INSS: Folha de pagamento mudou e tem novos valores! Veja
Fiquem atentos aos cadastros irregulares no INSS!
Primeiramente, o INSS deve enviar uma notificação para o cidadão que está com o cadastro irregular ou outras pendências desse tipo. Vale pontuar que essa mensagem deve vir por meio do portal ou aplicativo Meu INSS.
A objetivo do instituto é de fato passar um “pente-fino” e revisar principalmente os benefícios daqueles que recebem os seguintes benefícios:
- Auxílio-doença;
- BPC Loas;
- Aposentadoria por incapacidade permanente.
No caso do INSS encontrar qualquer tipo de irregularidade, o mesmo vai convocar a pessoa em questão para regularizar essa situação. Ou, caso seja necessário, ir até uma agência do órgão a fim de passar por novas avaliações ou perícias médicas (dependendo de caso para caso).
Com isso, você só vai precisar comparecer no horário marcado e passar pela avaliação, para saber se vai poder seguir recebendo o valor do seu benefício normalmente ou não.
No caso daqueles que recebem o auxílio-doença, por exemplo, caso o médico verifique que o beneficiário está apto a voltar ao mercado de trabalho, o pagamento deve ser suspenso!
Leia em seguida: ACABA DE SAIR: 14° salário vai ser PAGO por LULA? Veja datas e valores
Como eu posso evitar o bloqueio no pente-fino do INSS?
De modo geral, tudo o que o segurado precisa fazer é ter certeza de que seu cadastro está em dia e sem nenhum tipo de pendencia.
Entretanto, no caso da aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, todos que não passaram por perícia médica por mais de 6 meses, ou não possuem previsão de alta, devem então passar pelo pente-fino do INSS.
Vale dizer que a operação do pente-fino do INSS deve se manter até o mês de abril de 2023, e até lá você ainda pode ser convocado!
Gostou das informações sobre o pente-fino do INSS? Então não deixe de conferir as dicas a seguir para não ficar de fora de nenhuma novidade aqui no Blog João Financeira!
Dica Bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.