Veja as medidas que o governo federal deve adotar para contornar a situação atual da fila do INSS. Confira aqui mais informações:
Com a pandemia e a paralisação das atividades presenciais, a fila de espera das análises de benefícios acabou passando por um grande aumento. Boa parte das solicitações tem demorado quase o dobro do prazo legal para serem movimentadas.
Nesse sentido, a análise automática, também contribuiu para esse crescimento, pois há casos de concessão incorreta ou indeferimento, fazendo com que os segurados retornem para a fila do INSS. Continue acompanhando e saiba como está o prazo de espera atualmente!
Tempo de espera na fila do INSS aumenta em 2023
Segundo os últimos dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) via Portal da Transparência, em janeiro desse ano, a fila do INSS chegou a marca de 1.231.322 solicitações em espera. Assim, apenas na virada de 2022 para 2023, o aumento foi de 143.464 requerimentos.
Leia em seguida: Notícia Quente: Saiba Como Receber O Benefício Primeira Infância; Veja Quem Tem Direito
O ranking de pedidos em análise considerando os feitos e parados na fila do INSS estão: Benefício de Prestação Continuada (392.979), aposentadoria por idade (194.022) e auxílio-doença (181.01). Além disso, a fila de concessão dos benefícios previdenciários também está demorada.
O segurado precisa esperar cerca de 85 dias na fila de concessão, podendo chegar a 145 anos dias em solicitação de auxílio-acidente de trabalho. E ainda, 159 dias de espera para pedidos de aposentadoria por incapacidade permanente, antiga aposentadoria por invalidez.
Leia em seguida: Dúvidas: Posso Conseguir Empréstimo Consignado Recebendo O Bolsa Família?; Entenda
Contudo, o auxílio-reclusão é o que mais tem demorado na fila do INSS, cerca de 1.814 dias, ou seja, quase cinco anos em média. Vale lembrar que, esse benefício é pago aos dependentes do trabalhador de baixa renda que contribuía para a Previdência Social, por no mínimo 24 meses, antes de ser preso.
“Dá praticamente o tempo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro esteve no governo. (A concessão desse tipo de benefício) não era uma prioridade”, disse o vice-presidente do IBDP, Diego Cherulli.
Leia em seguida: Urgente: Novo Aumento No Salário Mínimo Nacional Ganha Data Oficial Para Entrar Em Vigência; Confira
Análise automática + Fila do INSS
Para o IBDP, a análise automática, que dispensa que o processo passe por um servidor do Instituto, contribui para aceleração. Mas em decorrência de erros na concessão ou indeferimentos rápidos, acaba aumentando os requerimentos e consequentemente a fila do INSS.
Leia em seguida: Atenção: RPV Será Pago Pelo INSS Ainda Este Mês? Confira
Isso porque, os segurados precisam recorrer ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), para que seu benefício seja revisto, mas o tempo de espera nesse caso é ainda maior. De acordo com Cherulli, esses processos em fase recursal, precisam esperar mais de 6 meses para então serem julgados. Mais cerca de 1 anos para que o INSS cumpra a decisão do CRPS.
“O governo deve urgentemente se ajustar, se reunir com as entidades que acompanham o assunto e conversar com as gestões anteriores. No ano passo, a fila caiu de 1,7 milhão para um milhão. Estamos no terceiro mês do ano, e o INSS está praticamente parado. A solução da fila foi uma promessa elitoral. O INSS precisa ser prioridade”, disse Cherulli.
Leia em seguida: Finalmente: Banco Central Libera Saques De Dinheiro Esquecido Em Bancos; Saiba Como Receber
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!