Ótima notícia! Governo Lula pode proporcionar aumento aposentadoria por invalidez. Confira as últimas notícias:
As mudanças da Reforma da Previdência de 2019, devem ser revistas pelo governo Lula. Isso porque, para quem não lembra, a iniciativa modificou as regras de concessão dos benefícios e os vencimentos dos beneficiários. E, assim, resultou, na indignação de diversos trabalhadores.
Para que os efeitos da reforma, fossem minimizados, foram criadas as chamadas regras de transição. Com o intuito de não trazer maiores prejuízos para quem estava a poucos passos de se aposentar, por exemplo. Devendo a nova gestão rever as mudanças vigentes.
Em seguida você confere mais informações sobre o aumento aposentadoria por invalidez.
Mudança nas regras de aposentadorias e pensões
A gestão de Lula, busca apresentar uma proposta para que as regras de concessão dos benefícios de aposentadoria por invalidez e pensão por morte sejam revistas. Entretanto, outros benefícios podem ser revisto, até a apresentação oficial da pretensão.
Leia em seguida: Finalmente: Saiu VITÓRIA Dos Aposentados No STF! Veja Agora
Essa análise se deu pelo fato dos benefícios não serem mais integrais. Para, que assim, possa haver a mudança no cálculo para proporcionar o aumento na aposentadoria por invalidez e da pensão por morte. Com a expectativa da economia que havia sido prevista pela reforma, acabe ficando menor.
Recentemente, os representantes do GT da Previdência se manifestaram sobre a proposta que a gestão deve trabalhar para propor. Nesse sentido, sobre a pensão por morte, o cálculo é realizado, considerando, 50% do salário mensal, acrescido de 10% por dependente do segurado falecido. O objetivo é subir para uma faixa que fique entre 70% a 80%.
Leia em seguida: Notícia Quente: Possível Fim Do Saque Do FGTS Vai Impactar Concessão De Empréstimos; Entenda Por Que
Contudo, não haver mudança no percentual pago por dependente. No que se trata do aumento aposentadoria por invalidez, o valor seria integral. Isso porque, no momento, equivale a 60% da média feita em relação às contribuições do segurado, mais 25% extra ao ano, que exceder o0s 15 anos de contribuição exigidos.
Leia em seguida: VITÓRIA Dos APOSENTADOS: Justiça Vai Pagar Atrasados
Preocupação com mais vulneráveis
O aumento da aposentadoria por invalidez e o reajuste no benefício da pensão por morte tem o intuito de auxiliar os mais vulneráveis, mesmo que há regra vigente que impeça o recebimento abaixo do piso nacional. Pois, muitos beneficiários estavam contando com uma renda maior, mas com a reforma, o valor acabou ficando abaixo do esperado.
Leia em seguida: Notícia Quente: Veja As Mudanças Que O Governo Quer Fazer Na Previdência
Como exemplo remos a corrosão do poder de compra, devido à inflação, demonstrando o quanto os segurados precisam dos benefícios, os colocando em uma situação de vulnerabilidade. Portanto, o governo Lula, busca fazer essas alterações com cautela, devendo constar no relatório sobre a Previdência Social, como ação sugerida, em até cem dias contados do início da gestão.
Leia em seguida: Atenção! Governo Lula Se Manifesta Sobre Aumento No Valor Dos Combustíveis; Veja
Por consequência, pode haver aumento na aposentadoria por invalidez e não pensão por morte, pois os cálculos dos benefícios aprovados após a reforma, devem passar por revisão. Lembrando que a reforma entrou em vigor dia 13 de novembro de 2019.
Leia em seguida: Notícia Quente: 2023 Terá 12 Programas Sociais; Saiba Quais São
Confira também: PAGAMENTO para TODOS: 14 SALÁRIO INSS 2023
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!