Prova de Vida do INSS de 2023 passa por novas regras e quem precisa fazer ela anualmente precisa estar de acordo com as novidades. Confira na matéria completa como se enquadrar nas exigências do INSS e garanta seu benefício por mais um ano.
Leia em seguida: Passo a passo para contribuir para o INSS; Entenda regras e classificações
O que é a Prova de Vida do INSS
A prova de vida é exigida para todos os beneficiários do INSS para manter a continuidade dos pagamentos e evitar a suspensão dos benefícios. O INSS exige anualmente a prova de vida, que é um procedimento obrigatório para comprovar a existência do segurado e evitar fraudes.
Apesar de ter sido suspensa durante a pandemia do coronavírus, a Prova de Vida voltou a ser obrigatória em 2023.
Quais são as novas regras da Prova de Vida do INSS?
Anteriormente, a Prova de Vida do INSS exigia que o segurado se encaminhasse pessoalmente até uma agência bancária ou até mesmo na sede do INSS. Contudo, devido às mudanças da pandemia, agora o próprio Instituto se responsabiliza em cruzar dados que comprovem que o beneficiário esteja mesmo vivo.
Algumas ações práticas podem ajudar o INSS a considerar seu cadastro ativo, como financiamentos, apresentação presencial nos bancos, compra e venda de imóveis, carteira de vacinação, uso do cartão de crédito e demais provas de que o usuário é ativo realmente. O cruzamento desses dados deve ser feito em um período de 10 meses a partir da data de aniversário do beneficiário.
Leia mais: Oficial: Veja Tabela do Salário Mínimo de 1994 a 2023; Consulte
Qual o motivo dessas mudanças?
Por um tempo, o INSS suspendeu a exigência de Prova de Vida determinada pelo próprio órgão. Porém, após a publicação da Portaria 1.408/22, o diretor do Instituto, José Carlos Oliveira, dispensou a ida a uma agência do INSS ou a um banco para realizar o procedimento.
Embora não seja mais necessário comparecer pessoalmente a uma agência ou banco da Previdência Social, a prova de vida é realizada por meio do cruzamento de informações com outros bancos de dados do governo federal. Vale ressaltar que, caso o INSS não consiga confirmar que o beneficiário utilizou as informações para comprovação de vida, o segurado será intimado para comprovação.
Leia Mais: OFICIAL! STF acaba com APOSENTADORIA ESPECIAL? Confira as últimas notícias
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.