Novas taxas de empréstimo consignado!
As taxas de juros para empréstimo consignado para aposentados e pensionistas foram alterados, e já foram divulgadas pelos bancos. Anteriormente a taxa de juros era de 1.8% agora teve um determinado aumento.
Leia mais: Pagamento do 14º salário somente em 2022?
Esse aumento ocorreu devido que desde 2020 não obteve nenhuma modificação na taxa de empréstimo consignado, bem como o índice de aumento de contratações cresceu excessivamente desde a vinda da pandemia.
Por falta de meio de recursos, muitas vezes os aposentados tiveram que ir atrás de um crédito a fim de custear os gastos e as dívidas que adquiriram no decorrer do covid-19, levando em consideração o preço dos produtos que elevaram constantemente.
O aumento nos preços de produtos essenciais, acabou levando muitos brasileiros a miséria, sem contar que a perca de emprego gerou muito impacto negativo, fazendo com que esses contavam com a ajuda dos segurados, por conta deles não ter tido nenhum corte em seu salário.
Contudo, por conta de alguns fatores a taxa passou de 1.8% para 2,14% ao mês, sendo assim os bancos podem cobrar até essa porcentagem citada, de juros em um crédito contratado por aposentados e pensionistas do INSS.
Vale ressaltar também referente a margem de 40% onde está prestes a acabar a sua validade, dia 31 de dezembro de 2021 a sua determinada função acaba e volta a ser como era antes. 30% para contratações de consignado e 5% cartão de crédito.
Viu isso? Salário mínimo em 2022 de R$1.222,56? Veja como
Portanto, a partir do dia 1° de janeiro a regra volta a ser como era antes da aprovação da medida provisória.
A medida foi aprovada com o intuito de ajudar a amenizar o impacto da calamidade pública, fazendo com que os segurados pagassem suas dívidas pendentes e ficassem apenas com a parcela do empréstimo a ser descontado.
Ainda com a aprovação da margem do 5% emergencial, foi aprovado a suspensão dos consignados onde poderia ficar sem pagar os seus empréstimos (novos e antigos) por 120 dias/4 meses.
A suspensão dos consignados também chamado de carência de 120 dias poderia ser utilizado em contratos novos tanto quanto para antigos (com alguns regras). Para novos era necessário contratar um empréstimo, possuindo margem disponível, seria liberado determinado valor e assim o desconto da primeira parcela aconteceria apenas passo o período de carência.
Já para os antigos, é necessário ter pago ao menos 12 parcelas e a taxa de juros não pode ser muito baixa, assim, fazendo um refinanciamento, a pessoa volta a pagar o empréstimo do zero, lhe é disponibilizado um valor e a primeira parcela inicia apenas passado quatro meses.
Leia mais: Veja quando você vai receber os pagamentos INSS em 2022!
Se você gostou das informações sobre as taxas do empréstimo consignado, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: