A inflação é decisiva na hora de fixar os preços de qualquer produto ou serviço no país e foi determinante em 2022 para dar a base de preços nos produtos consumidos diariamente pela população.
Portanto, à medida que muda, a quantidade também é modificada. Porém, vale lembrar que os salários só mudam de ano para ano.
É importante entender como essa relação funciona. Além disso, acompanhar seus valores pode ajudar a organizar o dinheiro. Especialmente agora que as expectativas finais deste ano determinarão o pagamento do salário mínimo do próximo ano.
Mudanças na inflação em 2022
A inflação vem caindo nas últimas 16 semanas. As expectativas do mercado financeiro para esse valor voltaram a subir. A informação foi divulgada pelo banco central no último dia 31.
Com isso, a projeção atual é de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) termine em 5,61%. Vale lembrar que há quatro semanas, para os doze meses encerrados em dezembro, a projeção era de 5,74%.
Assim, para 2023, 2024 e 2025, prevê-se que o índice oficial de valores se mantenha estável. As expectativas são de 4,94%, 3,5% e 3%, respectivamente.
Essas previsões da inflação de 2022 também mostram o fim do ciclo de violações no campo negativo. Para outubro, os preços devem subir cerca de 0,41%. Durante novembro e dezembro, os analistas devem esperar ganhos de 0,4% e 0,68%, respectivamente.
Uma sequência prevista de pequenos aumentos no valor acabou surgindo à medida que as taxas estaduais de ICMS para eletricidade e gasolina diminuíram. Vale lembrar que o governo federal zerou o PIS/Cofins sobre metais e gasolina até o final do ano.
Mesmo em valores atuais, as expectativas ainda sugerem que a inflação oficial está convergindo para a meta estabelecida pelo governo neste período. É de 3,5%, com tolerância de 1,5 pontos percentuais.
A par destas novas previsões estão as apostas na cotação do dólar para o próximo ano. Então o valor esperado é de R$ 5,20.
Quanto aos preços administrados como energia e combustível, bem como planos de saúde, espera-se um aumento. Agora, esses preços devem bater 4,24% neste ano. Esse resultado pode ter sido impulsionado por cortes de impostos.
Leia Mais: Novo valor do Auxílio Brasil liberado em Novembro assusta beneficiários; Veja agora
O que há de errado?
Esse dado da inflação de 2022 é importante para que o brasileiro comece a se preparar financeiramente para 2023. Portanto, é importante economizar dinheiro para aumentar os produtos quando o nível de inflação aumenta. Mesmo com os reajustes salariais, as coisas podem ficar mais difíceis.
Adicionalmente, é compreensível que as taxas de inflação possam afetar os investimentos. Por exemplo, muitas vezes essa variação pode representar um aumento nas taxas de juros sobre o valor da poupança. No entanto, muito disso depende de como você investe seu dinheiro.
Adicionalmente, a inflação afeta o valor do salário mínimo para o ano seguinte. Isso porque o valor não pode ser inferior ao percentual apurado no primeiro dia do ano. Isso acontece para que os trabalhadores continuem tendo o poder de compra do valor que ganham.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!