Confira o passo a passo de como suspender empréstimo consignado contratado em 2023. Todas as informações você encontra aqui:
O empréstimo consignado é a modalidade de crédito mais buscada no mercado, pois oferece boas condições de pagamento para os contratantes com uma baixa taxa de juros. Nos últimos anos, passou por diversas mudanças, entre elas o aumento de margem de 5% para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Dessa forma, a margem de consignação atual é de 45%. Mas se divide em 35% para empréstimo, 5% para cartão de crédito consignado e 5% para o cartão benefício. Permitindo que o valor contratado seja parcelado em 84 vezes, com taxa de juros mensais de até 2,14%.
Continue acompanhando e se existe a possibilidade de suspender empréstimo consignado!
Passo a passo de como suspender empréstimo consignado
Conforme mencionamos, o empréstimo consignado teve diversas mudanças em suas regras, surgindo uma dúvida frequente entre os aposentados e pensionistas: Como suspender empréstimo consignado? Nesse sentido, desde o dia 1.° de janeiro de 2022, não está mais disponível a possibilidade de suspensão do crédito.
Leia em seguida: Revisão Da Vida Toda: Pagamentos Poderão Ser Liberados Em Breve Pelo INSS; Veja Agora
A carência foi aprovada com base em caráter emergencial através da Lei n.° 14.131 de 2021. O motivo esteve ligado a crise econômica e do momento delicado que o país vivia, enfrentando a pandemia do coronavírus. Assim, o texto da legislação era claro, ao mencionar que a validade da suspensão chegava ao fim no último dia do ano.
Mesmo com o aumento da margem dos aposentados e pensionistas para 45%, a carência relacionada aos 120 dias ficou de fora. Contudo, vale destacar que, mesmo havendo previsão legal da possibilidade da suspensão na época, ficava a critério dos bancos aderir ou não.
Leia em seguida: Governo Libera Benefício Emergencial De R$2400; Veja Quem Está Na Lista Para Receber
Po fim, não há um passo a passo para fazer a suspensão, pelo fato, de não ter validade. Mas os beneficiários continuam com o mesmo limite de margem, conforme determina a Lei n.° 14.431 de 2022.
O que fazer sem a suspensão do desconto de empréstimo consignado?
Sem a carência de 120 dias, permanece a dúvida de como suspender empréstimo consignado de outras formas. A suspensão em si não é possível, mas o contratante tem a possibilidade de solicitar a renegociação, com o banco em que o serviço foi contratado. Ou optar pela portabilidade, ou pelo refinanciamento.
Leia em seguida: Novo App Bolsa Família 2023: Confira Todas As Mudanças E Como Se Inscrever
Portanto, ao optar pela portabilidade do consignado, você consegue transferir sua dívida para outro banco, com outras condições para pagamento do empréstimo. Entre as novas condições podem estar: taxa de juros mais baixas, redução do número de parcelas e aumento do prazo para quitação total.
No caso do refinanciamento, aquele que escolher esse meio, precisa estar ciente que a reformulação vai ocorrer no mesmo banco em que o empréstimo foi contratado.
Leia em seguida: INSS Anuncia Novo Aumento No Teto Das Aposentadorias; Confira Quando Você Será Beneficiado
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também: Pagamento ANTECIPADO do 13 salário dos Aposentados
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!