Ótima notícia! Empréstimos consignados tem nova taxa de juros definida pelo governo federal. Confira aqui as últimas informações sobre essa mudança:
Recentemente, o CNPS – Conselho Nacional da Previdência Social, havia definido o novo teto da taxa de juros dos empréstimos consignados em 1,70%. Afetando os consignados oferecidos para os aposentados e pensionistas do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Conforme a proposta do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
Contudo, diante essa redução brusca, pois o teto anterior era de 2,14%, os bancos públicos e privados, optaram em suspender a oferta dessa opção de crédito. Diante esse cenário, o governo federal, precisou rever a taxa e chegou a um novo percentual, ontem, dia 28 de março.
Continue acompanhando e veja aqui como ficou o novo teto da taxa de juros dos empréstimos consignados em 2023!
Por que os bancos suspenderam os empréstimos consignados?
A suspensão da oferta de empréstimos consignados para os aposentados e pensionistas do Instituto, ocorreram após a reunião do dia 13 de março. Nesse sentido, o Conselho, decidiu reduzir o teto de juros dessa opção de crédito, caindo de 2,14% para 1,70% ao mês.
Leia em seguida: Aposentados Que Recebem Salário Mínimo Terão R$3960 Garantidos Na Conta; Saiba Mais
A redução da taxa de juros teve respaldo do ministro Carlos Lupi, que defende juros mais baixos para os aposentados e pensionistas. Isso porque, havendo o desconto em folha das parcelas do consignado, o risco de inadimplência é mínimo, trazendo mais segurança para os bancos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Representantes dos aposentados e pensionistas defende juros altos
O Sindnapi que representa os aposentados e pensionistas, defendeu o aumento do teto da taxa de juros dos empréstimos consignados, ficando entre 1,8% a 1,85% ao mês. De acordo com o sindicato, as instituições bancárias, visavam o aumento entre 1,9% a 2,04% ao mês.
Leia em seguida: Conheça O Cartão De Crédito NextJoy; Saiba Como Solicitar
“Do outro lado, também dá para apertar. Os bancos dizem que não dá, mas dá. É só abaixar o ‘filé’ dos pastinhas [prestadores de serviço que oferecem o consignado do INSS]. Vamos diminuir, todos apertam um pouco o cinto e podemos abaixar para 1,80%, o que já seria um avanço bom”, destacou o Sindnapi.
Leia em seguida: Ótima Notícia: Novo Reajuste De Salário De Aposentados É Divulgado; Veja Valores
Quais bancos haviam deixado de oferecer os empréstimos consignados?
- Bando do Brasil;
- Bradesco;
- Bem Promotora;
- Caixa Econômica Federal;
- C6;
- Daycoval;
- Itaú Unibanco;
- Mercantil (optou pela suspensão do empréstimo pessoal);
- PAN;
- PagBank (suspendeu apenas a oferta pelos correspondentes bancários).
Leia em seguida: Conheça O Empréstimo Pessoal Da Losango; Saiba Como Solicitar
Últimas notícias: CNPS aprovada novo teto dos juros para empréstimos consignados
Em decorrência da decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o CNPS, aprovou o novo teto da taxa de juros dos empréstimos consignados em 1,97% ao mês. Além disso, a taxa de juros do cartão de crédito consignado, passou de 3,06% para 2,89% ao mês.
Leia em seguida: Aposentados Vão Ter Ótima Surpresa: Novos Valores Serão Liberados Nesta Semana; Saiba Aqui
Com a decisão do teto da taxa de juros dos empréstimos consignados em 1,97% a.m, as instituições bancárias estão voltando com a oferta. Hoje (29), o C6 Bank, por exemplo, informou que a digitação das operações está disponível. Contudo, as averbações somente vão ser feitas após a Instrução Normativa que o INSS deve publicar na quinta-feira.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também: LULA acaba de MUDAR TUDO nos EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS!
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!