Há vários direitos que não conhecemos, e se não conhecemos acabamos não utilizando. Assim, temos que buscar conhecimento para usufruir aquilo que é direito nosso! Você sabia que há vários benefícios para aposentadoria do INSS que tem direito a receber um salário 25% mais alto todo mês?
Normalmente os aposentados não conhecem esse assunto de adicional de 25%. Assim, devem conhecer pois só conseguimos exigir nossos direitos se conhecermos eles não é mesmo?
O adicional está previsto no artigo 45 da Lei 8.213/91, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Assim, neste artigo está escrito que “O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistência permanente de outra pessoa será acrescido de 25% (vinte e cinco por cento).” Então independente da causa, se o aposentado se encaixar nesta condição ele tem o direito ao acréscimo.
A intenção da lei é amparar esses segurados que já possuem problemas, físicos, motores ou mentais, que incapacitam o aposentado de realizar uma atividade remunerada. Além disso, serve também para amenizar os custos extras que vem com essas situações.
Leia em seguida: CHEGOU O GRANDE DIA! Pagamento 14° Salário AMANHÃ – Veja Quem Tem Direito
Como funciona e quais as condições para aumento de salário na aposentadoria?
Para solicitar a aposentadoria por invalidez é necessário entrar no site ou aplicativo Meu INSS. Em seguida é necessário agendar a perícia que comprove a invalidez. Em alguns casos, o perito precisará ir ao hospital a fim de realizar a perícia. Após a perícia, sendo comprovada a invalidez, o benefício é concedido ao contribuinte.
Abaixo segue uma lista de situações nas quais os aposentados tem o direito do adicional:
- Cegueira total
- Perda de nove dedos das mãos ou superior a esta
- Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível
- Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores
- Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social
- Doença que exija permanência contínua no leito
- Incapacidade permanente para as atividades da vida diária
Leia em seguida: Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo consignado 2022?
Documentos Exigidos
Assim como as outras modalidades de aposentadoria, é preciso apresentar documentos para dar entrada no processo. Confira:
- Documento de identificação;
- CPF;
- Carteira de trabalho;
- Comprovante de residência;
- Extrato do CNIS;
- PIS/PASEP;
- Carnês de contribuição facultativa ou individual;
- Laudos médicos;
- Exames;
- Atestados;
- Declarações médicas;
- Receituários.
Então, para aquele trabalhador que for dar entrada no pedido de aposentadoria por invalidez é preciso apresentar documentos que informem a invalidez. Além de realizar a perícia com um médico do INSS, ele é quem deve atestar que o contribuinte não pode exercer atividades laborais. Assim, ficou alguma dúvida quanto ao processo? Você pode ainda entrar em contato com o INSS através do número 135.
Assim, receba nossas informações sobre aposentadoria diariamente de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
Leia em seguida: PAGAMENTOS COMEÇAM AMANHÃ! CONSULTE SEU 13º!
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!