O INSS tem meios de proporcionar grana a mais aos seus aposentados do INSS, pois há sempre novas atualizações na folha de pagamento. O que deixa o ano mais tranquilo, economicamente.
Mas isso só acontece porque a economia brasileira tem tido boas repercussões. Dessa forma, reflete em todas as áreas.
Confira, a seguir, cinco novidades do INSS para você. Boa leitura!
Diminuiu os juros do empréstimo consignado

A primeira novidade, talvez a que mais repercutiu em 2023, foi os juros do consignado abaixo do esperado. Afinal, em agosto, o Conselho Nacional de Previdência Social estabeleceu a redução na taxa do empréstimo consignado.
A notícia deixou os aposentados e pensionistas alegres, especialmente quem já estava se programando para solicitar um empréstimo. Dessa forma, puderam ter o crédito, mas sem comprometer toda a sua margem e com melhores condições de pagamento.
Leia mais: INSS Anuncia Pagamento em Dobro para Beneficiários do BPC- Confira agora mesmo mais informação
No início de 2023 houve uma redução nos juros, de 2,14% ao mês, para 1,97% ao mês! No entanto, o CNPS reduziu mais uma vez as taxas, agora atingindo os 1,91% ao mês.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, a redução ocorreu em função diminuição da Taxa Selic, que foi de 13,25% para 12,75% ao ano.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Redução nos juros do cartão consignado
Outra redução que impacta economicamente os aposentados e pensionistas é a dos juros do cartão consignado. Afinal, ele agora passará de 2,89% para 2,83%.
Segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, as taxas podem reduzir ainda mais se a taxa básica de juros da economia, Selic, continuar diminuindo.
Leia mais: Urgente – INSS vai FAZER LIGAÇÃO SURPRESA para Beneficiários ATENÇÃO AQUI
Salário mínimo INSS 2024
Com o fim de ano se aproximando, o tema sobre o aumento do salário mínimo 2024 INSS fica em evidência. Portanto, após o presidente Lula implementar uma nova PL de valorização do salário mínimo, os novos valores podem chegar a R$1.461.
A medida foi aprovada pelo Congresso, determinando que, a partir de 2024, os reajustes vão passar a considerar a inflação medida pelo INPC do ano anterior somado com a taxa de crescimento real do PIB de dois anos antes.
Pagamento dos atrasados do INSS
Uma RPV e um precatório são valores pagos para quem ganhou alguma ação contra o INSS na Justiça. Portanto, são mais de 100 mil beneficiários que entraram com algum processo contra o Instituto em função de concessão ou revisão.
Irão receber agora quem teve uma RPV liberada pela Justiça. Portanto, são valores que podem chegar a até 60 salários mínimos. Todavia, o pagamento é de acordo com o cronograma de cada Tribunal Regional Federal. Dessa forma, a data do depósito dependerá de cada órgão regional. A consulta dos valores é por meio do site de cada TRF.
Aumento de 5% nas aposentadorias
Após a Câmara dos Deputados aprovar a PL 1468/2023 do Deputado Pompeo de Mattos, todas as aposentadorias do INSS podem receber um reajuste de 5% a cada 5 anos! No entanto, esse reajuste vale para os beneficiários que ganham mais de um salário mínimo.
No entanto, a deputada Clarissa Tércio, que se mostrou favorável ao projeto, incluiu uma emenda impossibilitando os beneficiários de receberem reajustes que ultrapassem o teto do ano vigente.
Vale ressaltar que esse PL ainda precisa passar por algumas comissões na Câmara dos Deputados para entrar em vigor. Além de precisar do parecer positivo do Senado para haver o sancionamento pela Presidência da República.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!