Muitas pessoas não sabem, mas os valores do FGTS só podem ser sacados em algumas situações. Especificas. Os casos mais comuns são demissões ou término de contrato e aposentadoria. Entretanto, os saques podem acontecer em outros momentos. Entenda mais informações sobre as formas de saque do FGTS para esse ano de 2023 no artigo em seguida!
Quando eu posso sacar o meu FGTS?
No caso de demissão sem justa causa. O empregador também deve fazer o pagamento de uma multa de 40% em cima do saldo da conta do funcionário no FGTS. É possível sacar todo o valor do fundo.
Vale destacar que caso o trabalhador tiver mais de uma conta, é possível sacar os valores depositados em todos os fundos feitos em seu nome. Para o tratamento de doenças graves, por exemplo. É importante deixar claro que estão incluídas na lista de enfermidades:
- Câncer;
- HIV;
- doença de Parkinson.
Confira em seguida algumas outras situações em que é possível sacar o fundo:
- Financiamento habitacional;
- Saque Extraordinário;
- Saque-Aniversário;
- Necessidade decorrente de desastre natural (depende de autorização especial do governo federal em caso de tragédias, como grandes enchentes);
- Saque por dependentes em razão de falecimento do titular;
- Ao completar 70 anos de idade;
- Ficar três anos sem ter depósitos feitos no FGTS
Leia em seguida: Bolsa Família para mães solteiras; Veja como funciona;
Financiamento habitacional
Muitas trabalhadores brasileiros não sabem mas o saldo do FGTS pode ser usado para comprar ou financiar imóveis. Ele pode ser usado a cada 2 anos para que o cidadão consiga abater o saldo devedor do financiamento ou quitar a dívida.
Saque extraordinário do FGTS
São casos que foram determinados pelo governo federal. Durante o ano de 2022, o governo autorizou os trabalhadores a fazer o resgate de até R$ 1.000 do saldo do FGTS, em caráter extraordinário.
Esse dinheiro foi liberado com o principal objetivo de diminuir os impactos da crise financeira causada pela pandemia de Covid-19. Entretanto, é importante deixar claro que não existe previsão de liberação do saque extraordinário para esse ano de 2023.
Leia em seguida: Como consultar o CadÚnico pelo CPF; Confira
Saque-aniversário
Nessa modalidade de saque, o beneficiário vai retirar uma parte do FGTS no mês de seu aniversário. Entretanto, o trabalhador que escolher pelo saque aniversário não vai ter direito ao saque rescisão, caso sofra uma demissão. Para fazer o pedido do saque-aniversário, o empregado deve usar o aplicativo do FGTS para celulares. Depois de solicitar o saque-aniversário, o cidadão não pode mudar de regime por pelo menos 2 anos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!