Muitos beneficiários vão receber pagamentos atrasados do INSS que são devidos a eles após ganharem ações judiciais contra o Instituto. Os valores são pagos em lotes e é de responsabilidade de cada Tribunal Regional Federal (TRF) fazer o depósito aos beneficiários. Esses pagamentos são por meio de RPV. Entenda melhor como funciona e como receber RPV do INSS.
RPVs são Requisições de Pequeno Valor e são pagas pelo INSS aos beneficiários que venceram alguma ação judicial contra a Autarquia Federal. Mas, desde que não ultrapasse o valor de 60 salários mínimos vigentes. Mais que esse valor, os pagamentos são por meio de precatórios e costumam demorar mais para entrar na conta.
Agora, a Justiça Federal liberou mais um lote, que passa de R$ 1 bilhão, aos beneficiários que tem direito ao recebimento. Saiba mais:
Como receber RPV do INSS
Os beneficiários que constatarem que estão tendo algum prejuízo relacionado ao recebimento de seu salário podem ingressar com ações judiciais contra o INSS. Da mesma forma, aqueles que estão enfrentando alguma dificuldade para a concessão do benefício também têm motivos para abrirem ação judicial.
São vários os motivos que podem levar o beneficiário a abrir processo contra o INSS. Para ter o direito aos valores atrasados, como os que foram liberados agora, é necessário que o beneficiário tenha ganho em todas as instâncias. Ou seja, que o INSS não possa recorrer da decisão.
O último lote liberado pela Justiça Federal será aos beneficiários que tiveram a ordem de pagamento emitida por um juiz no mês de janeiro.
Como fazer a consulta dos valores atrasados?
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que os valores atrasados são depositados em contas abertas em nome do beneficiário no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. O cronograma de pagamentos, assim como os depósitos, é de responsabilidade do TRF onde você abriu o processo. Para consultar, clique no link do TRF correspondente:
TRF da 1ª Região: DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP ⇾ Clique para consultar aqui;
2ª Região: RJ e ES ⇾ Clique para consultar aqui;
3ª Região: SP e MS ⇾ Clique para consultar aqui;
4ª Região: RS, PR e SC ⇾ Clique para consultar aqui;
5ª Região: PE, CE, AL, SE, RN e PB ⇾ Clique para consultar aqui.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!