Muitas pessoas se perguntam “como desbloquear meu FGTS“? Afinal, esse é um benefício previsto em lei, criado pelo governo federal e que funciona como uma reserva de dinheiro para o trabalhador.
Depositado mensalmente pelo empregador, ele fica disponível para saque em algumas situações específicas. Porém, ao tentar sacar o saldo em conta, o beneficiário pode se deparar com a mensagem dizendo que o saldo está bloqueado.
Aqui, vamos responder a sua dúvida de como desbloquear meu FGTS. Continue acompanhando.
O que é FGTS bloqueado?
Ao estar com o saldo do FGTS bloqueado significa que não é possível movimentar o dinheiro que existe em conta. Portanto, o valor em conta fica indisponível para utilização.
Leia mais: EMPRÉSTIMO consignado INSS: Aprenda tudo sobre valores, prazos e como SOLICITAR
No entanto, há algumas razões pelas quais o saldo do FGTS pode ser bloqueado. Portanto, é necessário entender quais são para poder ter acesso ao dinheiro, que é seu por direito.
Segundo a Lei 8.036/1990, o FGTS só pode ser sacado em algumas situações específicas. Por exemplo, demissão sem justa causa, rescisão por acordo, aposentadoria, quanto o titular da conta tiver idade igual ou superior a 70, entre outros.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como desbloquear meu FGTS?
Agora você deve querer saber como desbloquear meu FGTS. Há casos específicos e também por questões judiciais. Portanto, se o saldo estiver bloqueado por determinação judicial para pagamento de pensão alimentícia, o desbloqueio só poderá ser feito quando a dívida for quitada.
Mas após pagar a dívida, o desbloqueio não acontece de forma imediata. Afinal, é necessário esperar que o Poder Judiciário emita um ofício determinando o desbloqueio do saldo.
Leia mais: Salário mínimo: Veja como o NOVO AUMENTO pode IMPACTAR seu bolso
Veja, a seguir, como desbloquear o FGTS em conta:
Desbloqueio em caso de saque-aniversário
Se você optou pela modalidade de saque-aniversário, para que o saldo seja desbloqueado, é preciso voltar para a modalidade de saque-rescisão.
Mas a mudança só terá efeito após dois anos, contados a partir da data de solicitação de retorno. Todavia, o pedido pode ser feito pelo aplicativo FGTS ou pelo site da Caixa.
Leia mais: RPV: Entenda tudo sobre o PAGAMENTO de valores atrasados
Em caso de decisão judicial
Quando bloqueio do saldo por ordem judicial é para pagamento de pensão alimentícia, o desbloqueio só será realizado quando o beneficiário realizar o pagamento total da dívida.
Portanto, após quitar a dívida, o beneficiário poderá solicitar o desbloqueio do saldo FGTS por meio de um representante legal.
Como desbloquear meu FGTS em caso de empréstimo
Se usou o saldo FGTS o como garantia de empréstimo, o desbloqueio somente acontecerá quando quitar a dívida. Mas a opção de fazer a antecipação do pagamento das parcelas pendentes para liberar o saldo.
Outras situações
Se a situação for outra, o beneficiário deve ir até a Caixa para resolver. Afinal, a instituição financeira terá informações completas sobre o que fazer e te direcionar da melhor forma, em algum caso específico.
Vale ressaltar que é importante levar algum documento de identificação, a carteira de trabalho e comprovante de residência.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!