Fique por dentro das últimas notícias sobre a decisão da Caixa referente ao empréstimo consignado. Saiba mais informações aqui:
O empréstimo consignado se tornou a modalidade mais buscada pelos brasileiros pela taxa de juros baixa e as condições de pagamento. Ainda em 2022, por meio da Medida Provisória 1.106, atual Lei n.° 14.431, o crédito se estendeu para quem recebia o Auxílio Brasil, transferido para o Bolsa Família. Mas gerou muitas críticas por parte de especialistas do mercado.
Em recente decisão, a Caixa Econômica Federal, suspendeu a oferta do crédito a esses beneficiários. Continue acompanhando e confira em seguida mais informação sobre o empréstimo consignado do Bolsa Família 2023.
Caixa suspende empréstimo de Bolsa Família
Recentemente, a Caixa Econômica Federal, informou aos brasileiros a suspensão da oferta de empréstimos consignado para quem recebe o Bolsa Família em 2023. Dessa forma, a linha conhecida como Consignado Auxílio, deve passar por revisões tanto em seus parâmetros como em seus critérios.
Leia em seguida: Salário Em Dobro Já Tem Data Para Cair Na Conta De Aposentados? Saiba Agora
A instituição disse que as contratações feitas antes da suspensão, não passarão por mudanças e que a dedução das parcelas vai ocorrer conforme cada contrato realizado. Nesse sentido, o Ministério Público e o TCU (Tribunal de Contas da União), chegaram a impedir que a liberação fosse usada como mecanismo eleitoral pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Outras 11 instituições bancárias foram habilitadas pelo Ministério da Cidadania, para que fizesse a oferta do empréstimo consignado para quem recebe o Bolsa Família.
Leia em seguida: INSS Tem Novidade: Surpresa Na Folha De Pagamento Dos Aposentados
Empréstimo consignado Auxílio Brasil 2023
No mês de outubro do ano, quando o país estava em período eleitoral, o governo Bolsonaro liberou a modalidade de empréstimo consignado, para quem participava o Auxílio Brasil, atual Bolsa Família. Entretanto, de lá para cá, vem sofrendo com inúmeras críticas, inclusive, pelo atual governo Lula.
Leia em seguida: Novidades No 14° Salário Dos Aposentados: Esteja Por Dentro Aqui
Isso porque, ao fazerem a contratação, diversos participantes do programa, desconhecem que caso o seu benefício seja suspenso ou retirados do Bolsa Família, precisam continuar fazendo o pagamento mensal das parcelas do crédito. Podendo prejudicar a sua qualidade de vida, pois podem comprometer 40% da renda com o consignado.
Leia em seguida: SAIU AGORA: Lula Declara SEU SALÁRIO VAI AUMENTAR
A regulamentação do empréstimo consignado para esse público, definiu que a contratação pode ser parcelada em até 24 vezes, com parcelas ficar de R$ 160 por mês. Contando com a taxa de juros mensal de até 3,5%, que ao final do ano deve chegar a 51,1%.
Leia em seguida: Finalmente: Bolsa Família Volta A Ser Pago. Saiba Como Sacar.
Por fim, diante o alto risco de inadimplência gerado para os bancos, muitos não fizeram a oferta do produto. Diante tanta repercussão negativa do crédito, podendo prejudicar quem vive na linha mais vulnerável da população, há chances da modalidade ser cancelada para todos os participantes do Bolsa Família em 2023.
Leia em seguida: Notícia Quente: Beneficiários Do BPC Podem Sacar R$ 1150; Veja Como
Confira também: FINALMENTE LIBERADO os PAGAMENTOS na CONTA
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!