Brasileiros podem ter direito a um dinheiro esquecido pelos bancos e demais locais. São milhares de trabalhadores e correntistas de bancos que possuem valores a receber, mas que não tem sabedoria das fontes desses recursos.
Segundo o Governo Federal, mais de 400 mil trabalhadores possuem cerca de R$364 milhões pagos no ano passado (2022). No entanto, o Banco Central (BC) criou um sistema para facilitar a devolução do dinheiro esquecido.
A seguir confira as três fontes desses valores perdidos que você pode ter direito:
PIS/PASEP
Um do saldo dinheiro esquecido pode originar do abono salarial PIS/PASEP, que é um benefício pago todos os anos aos trabalhadores que cumprem determinados requisitos, como, por exemplo, ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano de referência. No último ano, aproximadamente 400 mil pessoas não resgataram esses valores.
Leia mais: Novo Benefício Social Diminui Custos Da Telefonia! Veja Então Quem Pode Se Inscrever Aqui
Dessa forma, é possível sacar o benefício de forma retroativa, por meio de aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ou até mesmo pelo telefone 158. Além disso, é possível enviar um e-mail para o [email protected], fazendo a substituição da sigla “uf” pela sigla do seu estado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como ver se tenho dinheiro esquecido?
Para ver se tens dinheiro esquecidos nos bancos, bem como o saldo dinheiro, esquecido, você ante de mais nada deve entrar no site do Banco Central valoresareceber.bcb.gov.br/publico, informe o seu CPF e data de nascimento. Caso tenha valores a receber, o sistema informará a data e o horário correto para realizar a solicitação da devolução.
Para agendar a retirada do dinheiro esquecido, acesse o portal online no dia e hora indicados pelo Banco Central (BC) e clique no botão “Acessar meus valores a receber“. Posteriormente, faça login com a conta Gov.br (que deve ser nível prata ou ouro) e aceite o termo de ciência de aplicação.
João financeira últimas notícias de hoje
Referente aos valores de dinheiro esquecido, o BC informou recentemente que prosseguirá com o processo de devolução dos recursos esquecidos por brasileiros em bancos e financeiras por meio do SISTEMA VALORES A RECEBER. Segundo a autoridade, em torno de R$3,6 bilhões ainda estão disponíveis para saques. Está previsto que 32 milhões de pessoas possuam direito aos valores.
Leia mais: Acaba de sair: GOVERNO SUSPENDE BOLSA FAMÍLIA até fevereiro; Entenda como vai funcionar
De acordo com o Banco Central, o SVR voltará a receber informações dos bancos a partir deste mês de fevereiro. Contudo, isso não quer dizer que as consultas e devoluções já serão realizadas no mesmo instante, ou seja, ainda não há uma data conclusiva para os saques voltarem a acontecer.
Cashback
Por fim, o último método de dinheiro esquecido é o cashback. Muitos brasileiros possuem o benefício disponível, contudo, poucos sabem ou já não lembram mais de usar. Dessa forma, antes de realizar uma compra, verifique se o estabelecimento ou o banco emissor do seu cartão tem alguma iniciativa que devolve parte dos valores.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!