Em 2023 foi suspenso o empréstimo consignado destinado aos beneficiários do BPC (Benefício de prestação continuada) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Neste artigo mostraremos o que é o BPC, como funciona o benefício e porque o empréstimo consignado foi suspenso em 2023, assim como a permanência desta suspensão.
O empréstimo do BPC não foi o único suspenso em 2023. Beneficiários do Auxílio Brasil também não podem mais comprometer o benefício com a contratação dos consignados. Outro empréstimo suspenso neste mês de Março foi o empréstimo consignado do INSS, suspenso após uma redução drástica dos juros realizada sem comum acordo com os grandes bancos.
Beneficiários do BPC não podem mais contratar empréstimo consignado
Um ano complicado para os empréstimos consignados! Neste primeiro trimestre de 2023, diversos beneficiários do INSS perderam acesso à modalidade de crédito consignado, mas por motivos diferentes.
Além disso, o famigerado empréstimo consignado do Auxílio Brasil, também está vetado, sem afetar os empréstimos já firmados. A suspensão, no tocante ao crédito para beneficiários do Auxílio Brasil e do BPC, trata-se de uma forma de ”defesa do consumidor”.
Leia em seguida: Redução na taxa de juros do consignado do INSS prejudica aposentados
Os críticos da linha de crédito defendem que a liberação deste crédito, mesmo que tenha os juros mais baixos do mercado, seria prejudicial aos beneficiários. Isso, pois o BPC, tal qual o Auxílio Brasil, trata-se de um benefício pago àqueles que já se encontram em situação de dificuldade financeira.
Leia em seguida: Boa notícia: Banco Central inicia pagamentos de dinheiro esquecido; Confira datas para sacar
Assim, aproveitar-se desta situação para lucrar com empréstimos, mesmo que mais humanizados, levaria risco ao consumidor. O combate aos altos juros não para por aí, isso, pois o Ministro Carlos Lupi, responsável pela pasta de Previdência Social, encabeçou neste mês de Março uma campanha contra os altos juros do consignado.
Leia em seguida: Bolsa Família: Quem pode receber o benefício em 2023? Confira a lista completa
O tiro, todavia, saiu pela culatra. A redução através de ”força bruta” resultou na suspensão do crédito consignado por mais de 10 grandes bancos brasileiros, e forçou o Governo Federal a voltar atrás na redução dos juros para tentar reestabelecer o crédito consignado INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Empréstimos já firmados são afetados pela suspensão?
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!