A cada dia que passa os golpes bancários estão mais bem armados, afinal a segurança dos bancos também está cada dia mais forte.
As instituições financeiras têm vários recursos tecnológicos para evitar que seus clientes sejam lesados, mas a criatividade humana parece não ter limites. Todo dia, golpistas inventam um golpe novo.
Veja como os golpes bancários têm assustado os brasileiros e como não cair nesses golpes, se prevenindo e evitando prejuízos. Confira aqui!
Golpes bancários, qual é o principal?
Um dos principais golpes bancários que é relatado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) é o golpe da falsa central de atendimento.
Esse golpe consiste em uma pessoa ligar e se passar por um falso atendente de banco. E mais, existem pessoas fraudes acontecendo também por meio das redes sociais.
Leia mais: Oficial: Como fica o 13º salário do INSS no Governo Lula?; Saiba mais
Eles se organizam de uma forma assustadora, a ponto de gerar número de protocolo e agirem como se realmente fossem de alguma agência bancária.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como funcionam os golpes bancários?
Os golpes bancários funcionam, em geral, com o golpista pedindo que você transfira ou deposite dinheiro em uma conta-corrente.
No golpe do “atendente falso” a situação não é muito diferente: em alguns casos eles conseguem a senha da conta do correntista, ou eles enviam um aplicativo e ao baixar, sua conta é invadida.
Leia mais: Nova margem para consignado surpreende aposentados; Veja novo valor e como vai funcionar
Pessoas já perderam mais de R$ 80 mil em golpes desse tipo, pois essas fraudes são muito bem organizadas e eles chegam a simular a transferência de ligações para outros setores.
Como se proteger de golpes bancários?
Para se proteger dos golpes bancários, você deve começar a realizar algumas boas práticas para não ser enganado. Veja agora algumas dicas práticas:
- Nenhum banco pede que você baixe aplicativos em seu smartphone, então se alguém ligar e disser para você fazer isso, desconfie.
- Não forneça dados pessoais, senhas ou número do cartão para ninguém.
- Não clique em links enviados por mensagens. Caso deseje atendimento do banco, o faça por meio dos canais oficiais.
Leia mais: Alguns aposentados e pensionistas podem receber o 13º salário em novembro!
- Finalmente, só acesse sua conta em navegadores e computadores cadastrados e seguros.
Agora basta seguir essas dicas preciosas e não se deixar levar por golpistas que vivem de prejudicar as pessoas! Os golpes bancários são uma realidade, mas você não precisa ser uma vítima!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!