Como todos já sabem, o salário mínimo passou por um processo de reajustes com o começo de 2023. Por conta disso, o salário de aposentados e pensionistas também acabou aumentando o valor de suas parcelas desde o mês de janeiro.
Portanto, todos os benefícios provenientes da mudança não foram agregados ao pagamento de um grupo do INSS. Que ficou de fora da lista de beneficiários que recebem o 13º salário.
Entenda mais informações sobre como está o pagamento extra do INSS para esse ano de 2023 no artigo em seguida!
Leia em seguida: Vitória: Sua conta de luz pode reduzir em até 65%; Saiba como
O que é o 13º salário do INSS?
Entretanto, o 13º é um pagamento extra que geralmente acontece durante o fim de cada ano e funciona como uma bonificação aos trabalhadores e aposentados de todo o Brasil. O abono tem um valor devido, pago uma vez ao ano.
Portanto, para aqueles aposentados e pensionistas que tem o salário equivalente ao salário mínimo vigente, que no momento está no valor de R$ 1.302,00, assim o 13º salário é uma parcela a mais desse mesmo valor.
Dessa maneira, com o acréscimo de mais de 7% no valor do piso salarial, essa parcela consequentemente beneficiou os trabalhadores e os segurados da Previdência.
Leia em seguida: INSS cancela pagamentos de Pensão por Morte! CONFIRMADA Decisão; Veja
Quem não tem direito a receber?
É importante deixar claro que existe um grupo, recebedor de benefício de um piso salarial, na qual é uma exceção da regra do 13º salário do INSS. Portanto, as pessoas que estão cadastradas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não devem receber o abono extra de final de ano.
Vale destacar que o depósito desses beneficiários acontece todo mês junto com o resto dos pagamentos do INSS, mas vai ser concluído depois do 12º mês do ano.
Atualmente, mais de 5 milhões de brasileiros que ficam de fora da lista de pagamento extra, população marcada por idosos com idade a partir de 65 anos e pessoas com deficiência em estado de vulnerabilidade social.
Houve uma suspensão?
Até o momento não existem indícios de que alguma medida vai ser tomada para que a situação destes grupos seja revertida. A suspensão do décimo terceiro para os beneficiários do BPC deve ser mantida, com somente uma dúzia de salários mínimos sendo depositados em suas contas todo ano.
Vale destacar que o abono natalino é ansiosamente aguardado pelos brasileiros e, nos últimos anos, foi estabelecido o adiantamento de metade do valor durante os primeiros meses do ano para ajudar em período de crises financeiras ao redor do país. Até então, também não tivemos são sinais de que a medida vai ser mantida em 2023!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!