Confira as medidas que o governo Lula deve adotar para conseguir reduzir a fila do INSS. Todas as últimas informações você encontra aqui:
O governo federal busca reduzir a fila de espera do INSS, para agilizar a liberação dos benefícios previdenciários que precisam passar por perícia médica. Por exemplo, auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria especial. Nesse sentido, no mês de janeiro havia em torno de 562 mil segurados aguardando a análise de suas solicitações.
Continue acompanhando e veja em seguida todos os detalhes sobre a redução da fila do INSS em 2023!
Redução na fila do INSS confirmada
Para conseguir reduzir o número de segurados na fila de espera pela análise do seu benefício, o governo federal, deve levantar mutirões. Dessa forma, a primeira região a receber esse auxílio é a do Nordeste, devido a maior demanda concentrada, começando nesse mês de março.
Leia em seguida: Saiu Agora: Pagamento Extra Do Bolsa Família É Suspenso? Entenda
Segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, existe a possibilidade de reunir dezenas de médicos peritos e trabalhar por uma semana de forma concentrada em diferentes regiões do país, visando, assim, a redução da fila do INSS. Especialmente, no interior dos estados em que o número de profissionais é menor.
Nesse sentido, o objetivo é até o fim de 2023, conseguir reduzir o tempo de espera para fazer perícia médica em 45 dias. Inclusive, esse é o tempo de espera que vigora no Estado de São Paulo e deveria ser base para outros estados, conforme informou o ministro. Diferente do Nordeste que o tempo de espera na fila do INSS fica entre 3 a 6 meses, sem prazo previsto em lei.
“Estamos organizando [o mutirão]. A secretaria que cuida dessa área, da perícia médica, já está trabalhando nisso. Acho que no máximo em março eu começo a executar por região. Por exemplo: o ABC é uma região de São Paulo e durante uma semana vão 50 médicos peritos com toda equipe. Isso limpa a fila e depois já está na normalidade”, informou o ministro sobre o início dos mutirões.
Leia em seguida: Surpresa: Confira Mais Uma Nova Modalidade De Saque Do FGTS; Veja O Que Mudou
Esperar de meses por benefício na fila do INSS
A fila de espera para perícia se forma pelos benefícios que precisam passar pela avaliação de um médico para concessão. Entre esses benefícios, podemos mencionar, aposentadoria por invalidez, aposentadoria da pessoa com deficiência e Benefício de Prestação Continuada. Isso porque, a fila ainda reflete os atrasos nas análises gerados pelo pandemia.
Leia em seguida: Saiu Agora: INSS Promete Duas Parcelas De R$ 660 Para Aposentados E Pensionistas
Conforme levantamento feito em setembro do ano passado pelo IBDP, demonstra que o tempo de espera na fila do INSS para concessão dos benefícios, ultrapassa três meses. Portanto:
- Auxílio-acidente de qualquer natureza: 140 dias;
- Benefício de Prestação Continuada por deficiência: 223 dias;
- Benefícios por incapacidade acidentária: 122 dias.
Leia em seguida: Veja Agora: Cartão De Crédito Para BPC É Liberado? Confira
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!