O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão de todos os processos judiciais em todo o país que buscam a “revisão da vida toda”, procedimento que aposentados utilizam para recalcular benefícios e salários desde julho de 1994. Entenda porquê INSS pediu a suspensão e como pode ficar a partir de hoje.
O que está decidido sobre a revisão da vida toda do INSS?
O STF decidiu a favor dos aposentados e pensionistas em 1º de dezembro de 2022, os segurados já recorreram à Justiça para rever seus benefícios.
Leia em seguida: Entenda Tudo Sobre O Projeto Do Lula De Perdoar Suas Dívidas Em 2023; Veja Como Participar
A “revisão da vida toda do INSS não beneficia apenas os aposentados, mas também dos pensionistas e beneficiários de pensões enfermos ou inválidos.
A decisão da Suprema corte tem implicações gerais e deve ser seguida pelos tribunais de todo o país Como resultado, os casos pendentes devem se mover mais rapidamente. No entanto, os resultados do julgamento ainda não foram divulgados.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
A revisão da vida toda do INSS será suspensa?
O INSS pediu a suspensão de todos os processos no país até que o caso seja decidido no STF. (O que ainda não aconteceu). O pedido foi protocolado na terça-feira (7) e está subscrito pela Advocacia-Geral da associação (AGU), que representa os interesses do governo federal.
Leia em seguida: Benefícios Liberados Para Idosos Garantem Isenção Em Diversos Serviços; Veja Agora
O INSS aponta no pedido de suspensão que os autos da sentença do STF já foram publicados, mas a sentença ainda não foi publicada e as partes nem sequer foram intimadas.
Ele também afirma que, embora o processo ainda não esteja concluído, várias decisões de tribunais de primeira instância descartam a suspensão.
Leia em seguida: Aposentadoria Do INSS Poderá Ter Novo Aumento Em 2023; Entenda
“Tais pedidos foram repetidamente negados em circunstâncias normais. Inclusive multas do INSS”, disse o governo federal no pedido. Recomenda-se, portanto, aqui manter a suspensão sob controle direcionado até que o acordo celebrado no acórdão seja transitado em julgado e sem recurso.
Leia em seguida: Urgente: Novas Regras Liberam Aposentados Da Prova De Vida; Confira
No recurso, a associação argumenta que “o INSS ainda não conhece as razões da decisão da sentença indispensáveis para entender e aplicar corretamente o acordo firmado pelo STF a casos semelhantes, uma vez que a sentença ainda não foi publicada e as partes nem sequer são intimadas”.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.