Beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem ficar atentos aos próximos mudanças. Isso porque, a instituição vai fazer pente fino com novos benefícios como aposentadorias e pensão. Entenda como funcionará a seguir.
Para que serve o pente fino do INSS?
Em primeiro lugar, com essa revisão, o INSS visa controlar os pagamentos irregulares e reduzir os custos do erário estadual.
Leia em seguida: Notícia Quente: Esses Aposentados Têm Direito A 4 Cartões Com Benefícios; Veja Então Se Você Tem Direito A Eles
Assim, o pente fino do INSS começou em novembro de 2022. É importante observar que esta ação pode afetar muitos beneficiários, chegando a bloquear pagamentos!
Como saber se pente fino do INSS pode te bloquear?
Se cair no pente fino do INSS com irregularidades, uma notificação deve ser remetida ao destinatário. Ressaltamos que as mensagens são enviadas pelo portal ou pelo app Meu INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Primeiramente, o INSS examina a situação dos beneficiários de auxílio-doença, empréstimos, BPC e pensão por invalidez permanente.
Assim, se o INSS constatar algum problema, incentivará o segurado a resolver a situação. Se necessário, basta ir a uma agência do instituto para fazer exames ou laudos médicos.
Leia em seguida: Notícia Quente: INSS Vai Pagar Mais De R$1 Bilhão Atrasados; Então Veja Quem Vai Receber Aqui
Como não cair no pente fino do INSS?
Em primeiro lugar, e mais importante, manter todos os dados atualizados. Além disso, depois de três anos sem a comprovação de vida ser exigida, muitos segurados acreditam que o processo foi paralisado pelo INSS. No entanto, a realidade é o oposto completo.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
A partir deste ano, a prova de vida ainda tem a exigência de comprovação de viabilidade, mas agora está adotando uma nova metodologia. O procedimento é automático e o segurado não precisa se deslocar até o posto de atendimento do agente.
Vale lembrar que a suspensão da prova de vida uma medida protetiva aos aposentados e aposentadas para evitar a exposição a grande número de pessoas nas unidades da previdência.
Leia em seguida: Surpresa: Aposentados Têm Novo Aumento De Margem Nos Empréstimos; Assim, Veja Qual É
Na prática, o INSS sustenta que o segurado está vivo por meio de suas atividades. Após o aniversário do cidadão, a autossuficiência tem 10 meses para verificar nos bancos de dados se há ato que conte como prova de vida válida.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.