O novo sistema de prova de vida do INSS para pensionistas e aposentados do INSS entrou em vigor no dia 26 de janeiro. Veja abaixo o novo processo de identificação do sistema!
Como será a prova de vida INSS em 2023?
A partir deste ano, o beneficiário não é mais responsável pela obtenção da prova de vida do INSS, podendo ser obtida nas bases de dados governamentais e bancárias.
Leia em seguida: Tabela Do Imposto De Renda Pode Ser Reformada Em 2023! Confira Aqui
O decreto estabelece uma escala de avaliação para cada procedimento de coleta de dados, com base na completude das informações. Os dados são armazenados indefinidamente para criar um banco de dados de resultados.
Como será realizada a prova de vida do INSS em 2023?
Confira a lista de passos que você precisa seguir para verificar se o INSS está funcionando:
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
- Acesso ao aplicativo Meu INSS com login selo ouro (que tem biometria reconhecida) ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que tenham certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- Contratação de empréstimo consignado, feito por reconhecimento biométrico;
- Atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades, ou instituições parceiras;
- Realização de perícia médica, por telemedicina ou presencial; e Atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
- Vacinação;
- Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito, ou segurança pública;
- Atualizações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico), somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
- Votação nas eleições;
- Emissão ou renovação de passaporte;
- Emissão ou renovação de carteira de motorista;
- Emissão ou renovação de carteira de trabalho;
- Emissão ou renovação de carteira de Identidade;
- Alistamento militar;
- Emissão de outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
- Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
- Envio da declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.
O que acontece se não fizer a prova de vida do INSS?
Os destinatários terão mais 60 dias para provar que estão vivos. Por exemplo, se o segurado não atingir a pontuação mínima após esse período, o INSS enviará um servidor ao local de residência dessa pessoa.
Leia em seguida: Bolsa Família Já Está Pagando Beneficiários! Confira O Calendário Completo Aqui
Para evitar transtornos, os aposentados ou pensionistas devem atualizar seus endereços no app Meu INSS.
Caso um funcionário do INSS não encontre a pessoa com o endereço no banco de dados, a funcionalidade será bloqueada por 30 dias.
Leia em seguida: Carro poderá ter financiamento pelo FGTS? Veja Aqui As Novidades
Nesse período, o segurado ainda pode comprovar sua vida por meio de mensurações biométricas em um caixa eletrônico ou indo até uma agência bancária, ou instituição do INSS.
Após 30 dias, se o segurado não responder, os pagamentos serão interrompidos. Após mais 6 meses, a cobertura ou anuidade expirará totalmente.
Leia em seguida: Novo Benefício Social Diminui Custos Da Telefonia! Veja Quem Pode Se Inscrever Aqui
Este ano o INSS tem que provar que cerca de 17 milhões de beneficiários ainda estão vivos. Porém, se o segurado quiser comprovar que está vivo, pode ir a qualquer agência bancária ou usar o aplicativo Meu INSS até dez meses após o aniversário.
Caso o governo não tenha recebido informações suficientes, o segurado receberá a confirmação da prova de vida por meio da rede bancária, do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.