Você sabe como pedir revisão de aposentadoria? Afinal, esse é um serviço que pode aumentar o valor do seu pagamento previdenciário. Mas somente se as suas contribuições forem altas.
Embora exista a possibilidade dessa análise ser feita de forma virtual, direto pelo site ou aplicativo do Meu INSS, há pessoas que entram com a ação judicial. Porém, antes de entrar com esse pedido, analisam toda sua vida de contribuição para ver se há vantagem.
Veja, a seguir, um exemplo de revisão da aposentadoria concedida judicialmente. Boa leitura.
Revisão da aposentadoria do INSS

A Justiça Federal de Londrina (PR) condenou o INSS a revisar o valor da aposentadoria de uma moradora da cidade de acordo com a regra “revisão da vida toda”. A sentença é do juiz federal Márcio Augusto Nascimento, da 8ª Vara Federal de Londrina.
Com a decisão, a aposentada passa a receber R$106, 00 a mais em seu pagamento. Todavia, a diferença total apurada chega a R$ 8.957,49.
Leia mais: Oficial: Aposentados estão Aumentando Valor da sua Aposentadoria – Veja como conseguir seu aumento
Em sua decisão, o magistrado explicou que o artigo 3º da Lei 9.876/1999, previa regra de transição para os segurados filiados até o dia anterior à sua publicação (26/11/1999). Mas também determinava que o período básico de cálculo englobaria apenas contribuições vertidas a partir de julho de 1994. Portanto, impedia que o segurado utilizasse as contribuições realizadas antes de julho de 1994 para apurar o valor da sua aposentadoria.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como pedir essa análise?
Se você pretende pedir a revisão da aposentadoria, saiba que há duas formas de solicitar. A primeira é pelo atendimento presencial no INSS, essa opção ainda está disponível.
No entanto, antes de ir até uma agência da previdência, ligue para a central telefônica do Instituto no número 135. Portanto, escolha o serviço de “Revisão de aposentadoria ou benefício”, agende um dia e horário para comparecer ao INSS.
Na agência, apresente a documentação exigida para que o seu requerimento de revisão da aposentadoria seja efetivado. Mas se você não sabe quais documentos apresentar, peça ajuda ao atendente do INSS no momento da ligação.
Todavia, há uma segunda forma de como pedir a revisão de aposentadoria, que é on-line:
- entre no site ou aplicativo do Meu INSS;
- vá em “Entrar com gov.br”;
- faça o login com o número do seu CPF e clique em “Continuar”;
- digite a sua senha cadastrada e clique em “Entrar”;
- procure por “Novo Pedido” ou clique nessa opção se ela aparecer na tela:
- quando abrir a tela para você solicitar um novo pedido, procure por “Revisão”;
- assim que você clicar em “Revisão”, é provável que abra uma tela para a atualização dos seus dados cadastrais;
- clique em “Atualizar”;
- atualize os dados necessários, como seu endereço, bairro, município, estado, telefone e e-mail, e clique em “Avançar”.
- na sequência, aparecerá uma informação:
- se você estiver de acordo com a informação acima, clique em “Avançar”;
- leia as demais informações do serviço e clique em “Avançar”:
- siga os últimos passos solicitados no Meu INSS.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!