O novo presidente resgatou o programa de transferência de renda do governo para o antigo nome. Sendo assim, o Auxílio Brasil deixou de ser o nome oficial de programa que voltou a se chamar Bolsa Família.
O governo providenciou um “pente-fino” nos benefícios pagos para verificar irregularidades no pagamento, o que resultou no bloqueio do pagamento do benefício para milhares de beneficiários.
Sendo que o bloqueio dos benefícios ocorreu devido à suspeita de irregularidade no cadastro ou por descumprimento de regras do programa. Porém, o governo começou a promover o desbloqueio destes benefícios.
Quais foram as causas de bloqueio dos benefícios do Bolsa Família?
Os bloqueios começaram a ocorrer no início de março, quando o Bolsa Família entrou em vigor. Isto porque, o bloqueio dos benefícios foi uma forma de o governo obrigar os beneficiários a atualizar seus cadastros.
Leia Mais: Restituição do IR 2023: Descubra quem tem direito e como consultar seu reembolso
Sendo assim, os principais motivos que levaram ao bloqueio do Bolsa Família foram:
De acordo com a nova regra do programa, será obrigatório que crianças de até 6 anos comprovem uma frequência na escola de pelo menos 60%. Já os membros da família que tem mais de 7 anos devem comprovar uma frequência escolar de 75%. Desse modo, para voltar a receber o benefício, o participante do programa deveria que os membros da família que faltaram mais do que o período permitido, possuíam atestado médio para tal.
Família estar fora da regra da renda, desse modo, o beneficiário deveria atualizar o cadastro para demonstrar que a renda máximo da família por pessoa é de R$ 218,00.
Os beneficiários que são famílias unipessoais podem ter tido o benefício bloqueado devido à suspeita de serem falsos. Portanto, o beneficiário deve atualizar o cadastro e comprovar que mora sozinho.
O programa social também foi bloqueado para famílias que não atualizaram o cadastro há mais de dois anos.
O que devo fazer se meu benefício for bloqueado?
Os beneficiários que tiveram o Bolsa Família Bloqueado ou que possa correr o risco de bloqueio deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e promover a atualização do seu cadastro. Desse modo, o bloqueio será desfeito e a situação resolvida.
Leia Mais: Revisão da Vida Toda do INSS: Como Solicitar e Quem Pode Ser Beneficiado
Sendo assim, o governo liberou o saque do Bolsa Família para os beneficiários que tiveram o benefício de abril e março bloqueado.
Portanto, para verificar se o seu benefício foi liberado entre no aplicativo Caixa Tem e verifique se o saldo foi disponibilizado.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Portanto, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.