Contribuintes do INSS podem ter direito a Revisão da Vida Toda para atualizar as suas contribuições recebidas. Contudo, existem alguns detalhes importantes, dentre eles, o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito do assunto.
Confira a matéria completa a respeito da tão comentada Revisão da Vida Toda e entenda melhor.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que é a Revisão da Vida Toda
Primeiramente, é preciso entender que a Revisão da Vida Toda é uma oportunidade que os aposentados e pensionistas do INSS têm de utilizar todas as suas contribuições recebidas, incluindo aquelas realizadas antes de 1994, para calcular o valor de seus benefícios. No entanto, essa revisão só é permitida para quem contribui antes de 1994.
Essa revisão ocorre devido a uma falha de cálculo que aconteceu antes do Plano Real, implementado em julho de 1994. Deste modo, a votação dessa revisão era pauta de discussão dentro do STF desde março de 2022 e, após passar pelo plenário, a decisão finalmente foi tomada.
Contudo, existe uma resistência por parte do INSS em conceder o pagamento dos valores em atraso ou dos reajustes desses salários. Assim, uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o INSS apresentasse um planejamento para a Revisão da Vida Toda, que viabilizasse o pagamento desses valores.
Veja quais os benefícios que podem ser revisados
A Revisão da Vida toda abrange benefícios que vão além da aposentadoria comum. Assim, esses novos valores podem atingir pessoas que tenham se aposentado por tempo de contribuição (mais comum), por idade, pessoas com aposentadoria por deficiência ou invalidez, aposentadorias especiais e quem recebe pensão por morte.
Assim, vale destacar que a revisão é disponível apenas para quem começou a contribuir antes do Plano Real. Ou seja, é possível aumentar o valor da aposentadoria para esses casos específicos que tinham salários maiores à época.
Contudo, muita atenção com os cálculos. Pode acontecer do efeito contrário atingir seu benefício e ele acabar sendo diminuído. O melhor a se fazer é buscar ajuda de profissionais especializados em direito previdenciário para que todos os trâmites e processos aconteçam de forma vantajosa.
Leia em seguida: Como consultar lista de benefícios para quem é inscrito no CadÚnico? Confira
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!