Muitos brasileiros aguardam ansiosamente o a antecipação do 13º salário, ou abono natalino. Nos últimos anos, ele vinha sendo pago de forma antecipada, com 50% sendo depositado para seus beneficiados no primeiro semestre do ano, para auxiliar os brasileiros durante a crise financeira intensificada pela pandemia.
Saiba abaixo tudo o que se sabe sobre a antecipação do 13º salário em 2023 até o momento.
O 13º salário em 2023
Se você é trabalhador ou aposentado do INSS, com certeza aguarda ansiosamente pelo seu 13º salário. A prática de pagar um salário extra existe há décadas no Brasil. Por ser paga no fim do ano, é conhecida como “abono natalino”. Dessa forma, para calcular quanto você deve receber no décimo terceiro, basta realizar um simples cálculo. Um mês de trabalho é validado por 15 dias trabalhados. Portanto, cada 15 dias de serviço garante direito a 1/12 do salário de dezembro.
Leia mais: INSS libera essas pessoas de fazer prova de vida; Veja se você é uma delas
Assim, esse valor será pago a mais para você no fim do ano caso você tenha o direito de recebê-lo. Para isso, basta que você trabalhe sobre contrato regido pela CLT ou que tenha direito de receber o 13º salário do INSS com sua aposentadoria.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Vai ter antecipação do 13º salário em 2023?
Nos últimos anos, devido à pandemia do coronavírus e os longos períodos de isolamento social, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro estipulou a medida de antecipação do 13º salário. Com isso, a intenção era de ajudar as famílias brasileiras durante os primeiros meses do ano, com uma parcela de 50% do valor do 13º salário, paga no primeiro semestre.
Leia mais: Finalmente: Revisão da vida toda começa a ser liberada para aposentados; saiba mais!
No entanto, a prática deve ter chego ao fim em 2023. Isso porque, com a mudança de governo, o presidente Lula não demonstrou interesse em continuar antecipando o 13º salário este ano. Além disso, a divulgação do calendário de pagamentos do INSS confirma a restituição do formato padrão do abono natalino em 2023, com duas parcelas no segundo semestre.
Calendário de pagamentos
Portanto, o pagamento do 13º salário deve acontecer em duas parcelas, entre agosto/setembro e novembro/dezembro, conforme padrão pré-pandemia. Tais informações são provenientes do calendário que o INSS divulgou acerca dos pagamentos para aposentados e pensionistas.
Leia mais: Maravilha: Aposentados vão ter novo aumento em 2023; Confira datas e valores

De acordo com esse cronograma, aqueles que recebem benefício no valor de um salário mínimo deverão receber a primeira parcela a partir de 25 de agosto, e a segunda a partir de 24 de novembro. Já aqueles que recebem mais que o piso salarial, terão seus depósitos a partir dos dias 1º de setembro e 1º de dezembro, para a primeira e segunda parcela, respectivamente.
Assim, as novidades no 13º salário este ano não demonstram que ele deve ser antecipado, e o Governo Lula não deve manter a prática estabelecida pelo seu antecessor.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.