De acordo com o CNC, oito de cada 10 famílias brasileiras estão endividadas, aponta CNC. Nesse sentido, a cada 100 famílias no Brasil, 79 estão endividadas. Em suma, o número de brasileiros endividados está cada vez maior devido ao cenário do Brasil!
Nesse sentido, grande parte desses brasileiros, sem conseguir pagar suas contas, acabam ficando negativados e com o número sujo nos órgãos de proteção de crédito. No entanto, existe algo chamado “caducar” que acontecem com dívidas e muitas pessoas preferem deixar a dívida caducar.
Entretanto, será que vale a pena deixar a dívida caducar? Então, a seguir é o que vamos descobrir!
O que significa “dívida caducar”?
Conforme o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil Brasileiro, logo após o prazo de 5 anos, as dívidas caducam. Nesse sentido, o CPF e o nome do devedor são retirados obrigatoriamente de bancos de dados como Serasa e SPC. Além disso, elas deixam de influenciar na pontuação do score.
No entanto, vale destacar que esse é o período em que as empresas podem cobrar a maioria dos débitos de forma judicial. Isso porque, logo após esse período, ao consultar CPF na Serasa, por exemplo, os débitos já não vão mais constar no cadastro.
Leia Mais: Governador de SP vai sancionar projeto que acaba com desconto previdenciário de servidor aposentado
Entretanto, ainda que o nome da pessoa fique “limpo”, o débito em si não deixa de existir. Na prática, ele deixa de aparecer e as empresas não podem mais cobrar os débitos, porém, os débitos continuam. E em se tratando de bancos, as instituições continuam cobrando por conta própria ou por empresas terceirizadas.
No entanto, logo após o prazo de 5 anos, não podem mais fazer isso de forma judicial! E, além disso, a dívida caducada continua no banco de dados do Banco Central!
Leia mais: Lula anuncia novo benefício para os aposentados: Confira
E se minha dívida caducar? Vale a pena deixar caducar?
Então, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, limpar o nome no Serasa, é uma opção melhor do que deixar a dívida caducar. No entanto, após 5 anos, se a sua dívida caducar, como dissemos anteriormente, seu nome ficará “limpo”.
Leia Mais: A aposentadoria por invalidez pode ser revogada? Conheça as regras
Entretanto, não recomendamos que você aguarde a dívida caducar, mais uma vez, ela não deixa de existir. Ou seja, se a dívida for em uma instituição financeira, por exemplo, outras instituições terão acesso aos seus dados no Banco Central e você pode deixar de conseguir abrir uma conta!
Em resumo, vale a pena é conseguir organizar as próprias finanças e quitar todos os débitos financeiros. Assim, sua relação com os credores também vai melhorar!
Leia mais: Lula quer apoio de Arthur Lira para garantir Bolsa Família de R$600
Dívida caduca diminui o Score?
Logo após completar 5 anos, a dívida deixa de aparecer nas agências de crédito. Nesse sentido, o nome do devedor deixa de estar inadimplente e de influenciar na pontuação do Score. Com isso, o seu score pode, inclusive, aumentar.
Leia mais: É verdade que Lula quer acabar com a herança? Entenda
Confira também;
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.