Lula defende a volta do bolsa Família, criado quando assumiu o cargo de presidente da república em 2003. Porém, com o fim do auxílio Brasil, muitos se perguntam se vai acabar também o vale gás! Saiba a seguir o que está definido!
O que é o vale gás?
Vale-gás é um lucro criado em 2021 pelo ex-presidente Bolsonaro (Polonia). Destina-se a pessoas socialmente desfavorecidas que não possuem recursos suficientes para adquirir recursos.
Leia em seguida: Novidade: Governo vai lançar programa para brasileiros quitarem dívidas; então saiba como vai funcionar
Originalmente, ele pagava o equivalente a meio botijão de 13 kg de gás de cozinha. Seus pagamentos foram repassados com os pagamentos do Auxílio Brasil.
Quem vai se beneficiar com o Vale gás?
Como mencionado anteriormente, o benefício foi inicialmente suficiente para cobrir metade do custo de um botijão de gás de cozinha de 13 kg.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Porém, em junho de 2022, a Assembléia Nacional aprovou a PEC (emenda constitucional) da previdência. Sendo assim, a assistência de gás trespassou a cobrir o custo de todo o botijão.
O pagamento é feito quinzenalmente. A última parcela foi votada em dezembro de 2022. Então, logicamente, a próxima ocorrerá em fevereiro de 2023.
Leia em seguida: Dá para resgatar o FGTS online, sem sair de casa; veja como
Porém, teremos que aguardar um calendário oficial do novo Governo. O vale gás é calculado pela ANP (Agência Nacional do petroleo Gases Natural e Biocombustíveis).
Por meio da MP (Medidas Provisórias) assinada em janeiro deste ano, a Vale gás continuará arcando com todos os custos do botijão em 2023. No entanto, a manutenção da MP está sujeita à aprovação do Conselho Nacional.
Leia em seguida: Lula vai continuar pagamento do vale-gás? Veja aqui
Como solicitar o vale gás?
Assim como outros programas comunitários, o Vale-gás pode ser acessado via CadÚnico. Os interessados devem se dirigir ao órgão do centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Você só pode se registrar em bancos de dados federais pessoalmente. Assim, o agente social pode verificar se uma pessoa é elegível aos benefícios.
Leia em seguida: Oficial: Novo Bolsa Família publicado no Diário Oficial; então veja o valor e as regras
Só é permitido um cadastro por família no CadÚnico. O grupo deve escolher um representante legal que tenha no mínimo 16 anos.
O representante deve ter em mãos seus documentos como RG ou Certidão de Nascimento e CPF. É importante que você traga os documentos de todos os membros da família com você.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.