Maravilha! Bancos estão devolvendo valores de empréstimos consignados. Confira se você vai receber e demais informações:
Conforme o cronograma feito pelo Banco Central (BC), a segunda etapa de devoluções de valores de empréstimos consignados, estava marcada para iniciar dia 2 de maio. Contudo, os servidores da Instituição acabaram entrando em greve. E com isso, prejudicou o calendário programado. Afetando o funcionamento do Sistema Valores a Receber (SVR) que segue indisponível.
De acordo com informações da Autarquia Monetária, a nova data vai ter divulgação com antecedência. Diante essa situação, os contratantes de empréstimos consignados, esperam ansiosos para terem acesso ao SVR. E, assim, conseguirem consultar os valores a receber e fazer o pedido de resgate. Além disso, o BC se comprometeu a divulgar as devidas informações para resgate de dinheiro de pessoas falecidas.
No mês de abril deste ano, o BC informou aos brasileiros que a greve feita por seus servidores, afetou tanto as consultas da segunda etapa de devoluções de empréstimos consignados, como as melhorias que o SVR deveria passar para melhorar suas funções. Desse modo, os brasileiros já aguardam há quase dois meses para a liberação do Sistema.
A greve iniciou devido à solicitação de aumento salarial dos servidores. Nesse sentido, a movimentação para que ocorra a correção em seus salários acontece desde o fim de 2021. Começando a greve em abril, sendo suspensa por um período e retornando no dia 3 maio.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como consultar valores a receber?
Pessoas físicas (PF) e pessoas jurídicas (PJ), podem acessar o Sistema Valores a Receber. E assim, fazer a consulta dos possíveis valores deixados em bancos e instituições financeiras. Então, os cidadãos conseguem receber de volta os valores de empréstimos consignados. Mas, somente quando a cobrança é indevida e o débito ocorreu na sua folha de pagamento. Saiba como consultar:
1.° – Clique aqui e acesse o Sistema Valores a Receber;
2.° – Acesse o Sistema com seus dados Gov.br (nível outro ou prata);
Caso você não possua os níveis recomendados, é preciso criar um acesso e aumentar o seu nível de segurança, como aqueles que possuem o nível bronze.
3.° – Leia e aceite o termo de responsabilidade para prosseguir;
4.° – Os brasileiros podem analisar o saldo disponível, a instituição responsável e a origem dos valores. O SVR deve informar outros dados sobre os empréstimos consignados, em alguns casos.
5.° – Selecione uma das opções fornecidas pelo SVR. Veja:
- “Solicitar por aqui”: Nessa situação, a restituição do valor dos empréstimos consignados, é feita via Pix, dentro do prazo de 12 dias úteis. Sendo assim, informe uma de suas chaves. Bem como, os dados que forem solicitados pelo SVR e anote o número do seu protocolo, para acaso precise em outro momento;
- “Solicitar via instituição”: Essa forma é para quem não possui Pix. Precisando informar telefone ou e-mail para combinar o modo de devolução do dinheiro.
Atenção:
Na tela que aparece os dados dos valores a receber, os cidadãos podem acessar os canais de atendimento da instituição responsável. Então, clique na que desejar e análise as informações da qual tenha selecionado.
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.