Por causa da greve dos servidores, o Banco Central adiou a nova fase do Sistema de Valores a receber que estava prevista para maio. Pois, a greve prejudicou o cronograma de desenvolvimento das melhorias do sistema. O motivo da greve é para aumentos salariais. Desde o começo de abril os servidores estão em greve, desse modo, muitos estão ansiosos para a volta do Sistema de Valores a receber. Isso possibilita pessoas físicas e jurídicas a saberem se possuem dinheiro esquecido em bancos e outras instituições financeiras. Assim, conseguem saber o valor e como pedir o dinheiro de volta.
Qual o pronunciamento do Banco Central a respeito do dinheiro esquecido?
Segundo dados do Banco Central, ainda há bastante “dinheiro esquecido” em bancos e a primeira consulta foi um sucesso! Então a nova fase de consultas tem como estimativas devolver cerca de R$ 4,1 bilhões de reais aos brasileiros. Com início previsto para 2 de maio, a segunda fase da Sistemas Valores a Recebíveis iria disponibilizar recursos diferentes dos liberados na primeira fase. No entanto, muitos brasileiros ainda aguardam para conseguir resgatar os valores esquecidos no sistema financeiro, visto que há a greve de servidores no Banco Central.
Leia em seguida: Saiba tudo sobre FGTS aqui: como funciona, saque e documentos
Quando liberado, como consultar no SVR?
1.° Acesse o link valoresareceber.bcb.gov.br de acordo com o calendário abaixo;
2.° Digite o número do seu CPF ou CNPJ, data de nascimento ou de criação da empresa;
3.° Caso você tiver tenha valores a recebe de empréstimos consignados, uma data e horário serão gerados;
4.° Na data e horário informados, acesse novamente o Sistema valoresareceber.bcb.gov.br;
5.° Clique na opção “Acessar meus Valores a Receber”;
6.° O acesso ao Sistema Valores a Receber deve ser feito com o login gov.br nível “ouro” ou “prata”;
7.° Leia e aceite o Termo de Ciência;
8.° Após, será possível verificar a quantia disponível, o banco responsável pela devolução, a origem do dinheiro e demais informações;
9.° Então clique na opção que o sistema abrir e siga todas as instruções:
- Opção Solicitar por Aqui: a instituição responsável pelo pagamento, deve fazer o repasse via Pix, em até 12 dias úteis; selecione uma chave PIX e digite ela no campo correspondente; anote o número do seu protocolo.
- Opção Solicitar Via Instituição: caso a instituição não realize a devolução via Pix em até 12 dias úteis, o contemplado deve entrar em contato com ela através de telefone ou e-mail.
Leia em seguida: Revisões do INSS: conheça mais a respeito aqui
Quer conhecer mais sobre o SVR?
O Sistema Valores a Receber (SVR) está previsto pela Resolução BCB nº 98, de 1º de junho de 2021. Assim, segundo o Governo Federal, a consulta NÃO poderá ser feita no site principal do BC. O sistema funciona por meio do site valoresareceber.bcb.gov.br. Então para acessar o Sistema Valores a Receber (SVR), saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência você vai precisar da conta gov.br nível prata ou ouro. Não será possível acessar o SVR com login Registrato. Além disso, a partir da segunda etapa, o sistema contará com melhorias e novas fontes de recursos, como:
- Recursos não recolhidos do FGC (Fundo Garantidor de Crédito)
- Recursos não recolhidos do FGCoop (Fundo Garantidor de Crédito do Cooperativismo de Crédito)
- Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível
- Entidades em liquidação extrajudicial
Assim, receba nossas informações sobre Valores esquecidos do Banco Central de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!