A Caixa Econômica Federal está efetuando o pagamento de dois abonos salariais para os trabalhadores, havendo especificidades individuais e variação no calendário de pagamentos conforme a data de nascimento ou número de inscrição. Além disso, há uma nova oportunidade para aqueles que deixaram de receber os valores referentes ao abono PIS Pasep. Saiba agora como funciona e quem tem direito.
Os abonos são referentes ao PIS (Programa de Integração Social) e Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), destinados aos trabalhadores que atendem aos requisitos de renda e tempo de trabalho. O primeiro é para os trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o segundo é destinado aos servidores públicos.
Quem tem direito ao abono PIS e Pasep?
Para usufruir do abono salarial PIS e Pasep, é imprescindível que o trabalhador tenha exercido atividades laborais no ano anterior. No entanto, em 2023, o pagamento será relativo ao ano trabalhado em 2021, devido a um atraso provocado pela pandemia.
Requer-se que o trabalhador tenha trabalhado por, pelo menos, 30 dias durante o ano-base de pagamento. Adicionalmente, é preciso ter inscrição no Pis Pasep por cinco anos ou mais. A média salarial necessita ter sido de dois salários mínimos, e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) deve estar atualizada.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quando acontece o pagamento do abono PIS Pasep?
O calendário do PIS é de acordo com o mês de aniversário do trabalhador e o calendário do Pasep é de acordo com o último número de inscrição. O próximo pagamento é para os trabalhadores que nasceram em novembro e dezembro e que possuem finais 8 e 9. Veja os calendários.


Leia mais: Recupere dinheiro esquecido no Banco Central: R$ 7,07 bilhões liberados para pessoas e empresas!
Mais um abono liberado: cotas do PIS e Pasep
Trabalhadores que exerceram atividades no período de 1971 a 1988 podem ter valores a receber que desconhecem, relacionados às cotas de abono do PIS e do Pasep. Esses valores chegam a mais de 25 bilhões de reais.
Em casos como aposentadoria, doença ou ao atingir a idade de 70 anos, é possível efetuar o saque integral das cotas. Em situações de falecimento, os dependentes também possuem o direito de resgatar os saldos das cotas.
Como consultar as cotas de PIS e Pasep?
A consulta das cotas está liberada através do aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço- FGTS. Inclusive, é possível consultar os valores de pessoas falecidas. Confira o passo a passo:
- Abra o aplicativo do FGTS e faça login utilizando seu CPF e senha cadastrados;
- Clique em “Meus saques”;
- Selecione “Outras situações de saques”;
- Procure a opção “PIS/PASEP, afinal é a Modalidade destinada ao trabalhador que possui cotas PIS/PASEP”;
- Clique em “Solicitar saque”.
Leia mais: SAIU AGORA: PAGAMENTOS SEGUNDA PARCELA 13º SALÁRIO INSS ESSA SEMANA – CONFIRA AGORA!
Consultando valores de pessoas falecidas
Confira como consultar dinheiro esquecido no banco da cota do PIS de familiar falecido:
- Abra o aplicativo do FGTS e faça login utilizando seu CPF e senha cadastrados;
- Clique em “Meus saques”;
- Selecione “Outras situações de saques”;
- Selecione a opção “Solicitar saque”.
Veja também
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!