Confira agora! Saiba como garantir a aprovação da sua aposentadoria do INSS. Todas as informações você encontra aqui:
A partir do mês de maio de 2022, as solicitações de aposentadoria passam pela análise de um sistema próprio do INSS por meio de inteligência artificial.
Siga sua leitura e veja em seguida todas as informações sobre como garantir sua aposentadoria INSS.
Amplie as chances de conseguir sua aposentadoria

Conforme apontam os dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a cada 200 mil solicitações de aposentadorias, a aprovação de cerca de 50 mil é automática. Desse modo, a cada 4 requerimentos, 3 passam pelo indeferimento de robôs. O sistema usado para a análise dos pedidos possui inteligência artificial (IA), ocasionando prejuízos em muitos casos.
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De acordo com especialistas, os segurados do INSS, com mais chance de ter a aprovação automática da sua aposentadoria, são os que reuniram documentos importantes. Por exemplo, contracheque, carnê de contribuição, carteira de trabalho, contratos de trabalho. Além de se encaixar nos requisitos para concessão do benefício previdenciário e estar com os dados atualizados no CNIS (Cadastro Nacional de Informação Social).
Vale destacar que o extrato de contribuição é o principal documento. Isso porque, constam nele todas as anotações como de entrada e saída de empregos, recolhimentos e tempo especial quando houver. Uma das formas do robô analisar e deferir ou indeferir o pedido de forma imediata.
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Além disso, outro ponto importante é ter de 15 anos de contribuição, 180 meses de carência e não haver indicador no CNIS, essenciais para haver a concessão rápida da sua aposentadoria de forma rápida através do robô.
Limitações da análise automática
Se torna necessário ficar atento aos documentos solicitados, pois o sistema pode ferir o benefício de aposentadoria do INSS mais básico. E, posteriormente, o segurado pode precisar entrar com uma solicitação de revisão ou recurso para o CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social).
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Nesse sentido, a análise pelo robô deveria ser ampla, mas está limitada nas informações que constam no CNIS e as anotações predeterminadas através do Meu INSS, durante o curso da solicitação. Prejudicando aqueles que precisam provar o tempo de arrecadação, atividade especial, incapacidade, condição de portador de deficiência, atividade de magistério, os quais são, muitas vezes, dados que não estão no CNIS.
O que diz o INSS?
De acordo com o INSS, os indeferimentos das aposentadorias, acontecem quando o segurado não preenche os requisitos mínimo exigidos. Por exemplo, tempo de contribuição insuficiente, não ter carência mínima, não ter qualidade de segurado, idade, entre outros pontos.
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A Autarquia ressaltou que a solicitação pode ser concluída de forma automática, concedida ou indeferida. Bem como, gerar uma exigência automática, não ter uma decisão ou exigência, necessitando de uma análise feita manualmente.
Como pedir a aposentadoria?
Confira em seguida como fazer o seu pedido de aposentadoria do INSS:
1.° – Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
2.° – Ao abrir a aba “Benefícios”, clique na opção “Pedir aposentadoria”;
3.° – Posteriormente, selecione a espécie de aposentadoria que deseja solicitar;
4.° – Clique em “Atualizar” para poder confirmar os seus dados cadastrais;
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5.° – Clique na opção “Avançar”;
6.° – Responda “sim” ou “não” para as perguntas feitas;
7.° – Então, na página de informações pessoais, inclua os documentos que façam a comprovação do direito de receber a aposentadoria do INSS, na opção “Anexos”;
8.° – Anexe os documentos em cada opção correspondente;
9.° – Por fim, incluídos os documentos, clique na opção “Avançar”;
10.° – Insira o número do CEP para localizar a agência do INSS mais perto da sua casa. Para que assim, caso haja a necessidade de cumprir alguma exigência, possa levar a documentação. Escolhe a agência e avance;
11.° – Verifique os seus dados pessoais, detalhamento do pedido e finalize sua solicitação.
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Outra opção de solicitação da aposentadoria do INSS é através da Central de Atendimento, telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Portanto:
1.° – Informe o número do seu CPF quando o atendimento solicitar;
2.° – Não esqueça de anotar o número do protocolo da ligação;
3.° – Digite o número 0 para poder falar com um atendente;
4.° – Informe o serviço que deseja solicitar;
5.° – Faça a confirmação dos dados para o atendente.
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