Fique atento pois os pagamentos do 13º Salário do INSS ainda não acabaram, tem grupos que recebem em novembro, Entenda a situação nesse texto:
O Decreto-Lei 10.999/2022 antecipou o pagamento antecipado do 13º salário para os segurados do INSS. Geralmente o o pagamento desse abono é feito em agosto e novembro. A antecipação do 13º salário aconteceu entretanto por causa do Programa de Renda e Oportunidade que tem o objetivo de injetar dinheiro na economia.
Desse modo, a antecipação do 13º é uma forma de incentivar os segurados do INSS a movimentar o mercado. Vale lembrar que o decreto da antecipação do abono salarial determinou que esse pagamento vai ser feito em duas parcelas iguais.
A primeira parcela foi liberada em abril e finalizou no começou de maio. Já a segunda parcela começou a ser paga em maio e finalizou no dia 7 de junho. Os pagamentos foram feitos de acordo com um calendário de pagamentos lançado pelo INSS.
Porém existem ainda alguns aposentados e pensionistas que só começaram a receber o benefício do INSS em maio, quando a segunda parcela do 13º salário adiantada estava sendo paga.
Quem pode receber o 13º salário no final do ano?
Os aposentados e pensionistas do INSS que tem o direito de sacar o 13º no final do ano são aqueles que a partir de maio de 2022 começaram a receber algum dos benefícios a seguir:
- Auxílio por incapacidade temporário
- Auxílio-acidente
- Aposentadoria
- Pensão por morte
- Auxílio-reclusão.
Porém para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) não ganha o abono salarial e nem deixa pensão por morte. Isto acontece porque, para ter direito a esse beneficio não precisa ter contribuído com o INSS. Sendo assim, o BPC não pode ser equiparado a uma aposentadoria.
Vale lembrar que o BPC/LOAS é um benefício garantido por Lei para auxiliar pessoas idosas e com deficiência que não tem condições de sustentar a si mesmos.
Quanto será o valor do meu 13º salário do INSS?
O 13º salário é basicamente o valor de um salário mensal pago pelo INSS. Ou seja, o valor do 13º de cada pessoa será diferente, pois vai depender do valor do beneficio mensal recebido.
Veja o exemplo a baixo:
Se a pessoa recebe um salário mínimo, por exemplo, receberá no final do ano, o valor do salário mensal de R$ 1.212,00 (valor do salário mínimo em 2022) mais o valor do abono salarial. Dessa forma totalizando R$ 2.424,00 (valor do salário mensal + valor do 13º).
Desse modo, o grupo de segurados do INSS que começou a receber o benefício da previdência social a partir de maio deste ano recebe só vai receber o dinheiro extra em parcela única no mês e novembro e dezembro.
Gostou das informações sobre o 13º salário do INSS? Então:
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre décimo terceiro salário do INSS de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
Formas de se aposentar depois da Reforma! Entenda
Se trabalhou entre 1971 e 1988 então você pode ter saque extra para fazer
GRANA EXTRA NO INSS: VEJA QUEM PODE RECEBER!
Novas regra de atendimento presencial INSS!