Segurados precisam saber como consultar extrato do INSS ! O instituto já liberou alguns pagamentos esse mês. Confira mais informações.
Com a grande novidade dos pagamentos extras para esse mês, muitas pessoas estão se perguntando como consultar o extrato do INSS. Portanto, esse é o documento financeiro que mostra detalhadamente toda a renda dos aposentados, pensionistas e demais segurados do instituto. Além disso, é possível verificar os valores e datas de pagamentos dos benefícios.
Assim, os segurados da autarquia podem verificar seu extrato de pagamentos sem sair de casa, basta entrar no site ou aplicativo do Meu INSS. Esse é um hábito bastante importante para estabelecer o controle financeiro a cada mês. No entanto, nem todos sabem como consultar o extrato do INSS e podem ficar prejudicados.
Entenda agora como consultar o extrato do INSS!
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
O que significa ter INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS foi fundado em 27 de junho de 1990. Sua função é a operacionalização do reconhecimento dos direitos dos segurados do Regime Geral de Previdência Social – RGPS.
Hoje, o RGPS conta com mais de 50 milhões de segurados e presta seus serviços a 33 milhões de beneficiários.
A principal vantagem da contribuição para o INSS é garantir o recebimento de um benefício mensal durante a aposentadoria. Outra vantagem é que o trabalhador que contribui para a Previdência tem direito de receber auxílio-doença em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde.
Como consultar o extrato do INSS
Portanto, siga o passo a passo abaixo para realizar a consulta do extrato INSS e não perder os pagamentos deste mês:
- Acesse o site meu.inss.gov.br pelo computador ou baixe o aplicativo no seu celular Android ou iOS.
- Crie sua nova conta do Gov.br com o seu CPF e cadastre uma senha
- Forneça então os dados pessoais que o sistema exige, como CPF e nome completo, entre outros
- Confirme seu e-mail, o número do celular e sua nova senha
- Após tudo isso, acesse novamente o site Meu INSS e clique em ‘Entrar’
- Permita o cruzamento dos dados entre o gov.br e o INSS
- Agora basta confirmar algumas informações pessoais como o histórico de trabalho, datas e nomes de empresas em que trabalhou.
- Agora você está autorizado a usar o Meu INSS
Em síntese, com o cadastro pronto, você terá acesso a diversas funcionalidades que o instituto oferece online. Com muitas delas você pode facilitar os processos e nem precisa sair de casa. Portanto, agora entenda como é possível acessar seu extrato:
- Na tela inicial procure a opção “Serviços”;
- Escolha a seção de “Extratos/certidões/declarações”;
- Clique em “Extrato de pagamento de benefício”;
- No calendário, informe qual a data que você quer ver em seu extrato;
- O extrato ficará disponível e você pode imprimir ou salvar, para isso clique na opção “Baixar PDF”.
Saques disponíveis para o INSS esse mês
Desde a última segunda-feira(25), o instituto já está liberando o pagamento dos benefícios dos seus segurados. Somado a isso, o governo decidiu antecipar o pagamento do 13º salário para abril e maio, ou seja, são duas parcelas de R$1818 para esse mês e o próximo.
Além disso, o Projeto do 14º salário está em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados. Portanto, isso significa que os aposentados podem contar com mais dois pagamentos extras ainda esse ano.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: