O saque do FGTS é um dos principais benefícios do Brasil. Porém, mesmo sendo um dos principais direitos dos trabalhadores, muitos ainda não entendem inteiramente como ele funciona. Especialmente porque há mudanças anuais.
Viu isso? Quem tem direito a revisão artigo 29?
Portanto, na prática, são muitos questionamentos dos trabalhadores e de quem recebe o benefício. Afinal, quem tem direito ao FGTS? Além disso, como funciona o seu cálculo? Ou quando é possível sacá-lo? O calendário de 2022 já foi liberado?
Para que você saiba tudo sobre o saque do FGTS, montamos esse material. Por isso, continue acompanhando para entender melhor como ele funciona. Boa leitura!
O que é o FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, FGTS, é um benefício criado pelo governo federal para formar uma reserva financeira para o trabalhador. Portanto, ele protege o profissional quando este é demitido sem justa causa, mediante a uma conta vinculada ao contrato com a Caixa Econômica Federal.
Nessa conta, as empresas depositam mensalmente um valor, uma porcentagem referente ao salário bruto do trabalhador em questão.
Existem determinadas situações em que ele pode sacar o FGTS em seu nome. Desde 2019, o governo aprovou mudanças significativas nas condições do saque do FGTS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp.
Confira as mudanças do FGTS em 2022
Todo mês os empregadores depositam 8% do salário do seu colaborador na conta do FGTS. Mas não somente sobre o salário mensal, os depósitos são também com base no décimo terceiro salário, férias, abono, aviso prévio trabalhado ou indenizado, adicionais noturnos e horas extras.
As alterações para o FGTS em 2022 são:
- As contribuições são de responsabilidade do empregador, portanto, não pode ser descontado do colaborador em nenhum tipo de situação;
- O depósito deve ser feito até o sétimo dia de cada mês, caso contrário, a empresa sofre as penalidades que estão previstas no artigo 477 da CLT;
- Em caso de demissão, o trabalhador não pode sacar o FGTS.
Tipos de saque do FGTS para 2022
Em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador pode sacar o valor integral do FGTS disponível em sua conta. Além das modalidades citadas acima, em 2019, o governo federal criou a modalidade de saque-aniversário. Veja quais as diferenças entre os tipos:
Saque-aniversário
Conhecido também como saque anual, ele permite que o trabalhador saque do FGTS uma parcela anualmente. A data é próxima ao seu aniversário, caso a pessoa deseje.
No entanto, o saque aniversário não está disponível para todo o saldo disponível na conta, porém, com um percentual que varia de acordo com o saldo disponível. Quanto maior o valor, menor o percentual.
É importante ressaltar que quem opta pelo saque-aniversário do FGTS não pode seguir as regras do saque de rescisão. Ou seja, é uma modalidade ou outra. Não tem a possibilidade de ter as duas. Além disso, depois de aderir a essa modalidade não é possível voltar à modalidade anterior, somente após 25 meses.
Saque rescisão
O saque de rescisão é o tradicional, disponibilizado quando o trabalhador é demitido sem justa causa. Ele tem direito a retirar todo o valor que ali foi depositado ao longo do seu tempo de trabalho. Portanto, a quantia é liberada de uma vez só.
Leia mais: Calendário do PIS/Pasep 2022 LIBERADO? VEJA AGORA!!
Como sacar o FGTS em 2022?
Desde 2022, em função da pandemia, é possível fazer o saque do FGTS on-line. Portanto, para consultar os valores liberados é preciso acessar o site da Caixa Econômica Federal ou o aplicativo do FGTS.
Para o saque on-line, é preciso fornecer informações como o CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e cadastrar uma senha de acesso. Após enviar as informações, indique uma conta de sua titularidade para obter o benefício, podendo ser de qualquer banco.
Saque-aniversário FGTS 2022
O trabalhador que optou por receber o saque-aniversário, o calendário de 2022 já está disponível. Confira as datas:

Gostou das informações sobre o FGTS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do FGTS: